Está novamente patente ao público, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a exposição "Coleção João Vargas - miniaturas de barcos".
Trata-se de uma coleção de nove miniaturas, 8 chalupas e uma traineira, que adquiriu o nome do seu último proprietário e conservador.
João Alberto Nunes Vargas, natural de Santo Amaro do Pico, nasceu a 15 de novembro de 1940 e faleceu a 7 de junho de 2018, com 78 anos. Durante toda a vida, trabalhou na construção naval e congregou, conservou e aumentou, com uma notável devoção, todo o espólio recebido do avô, João Inácio Cândido, e do pai, Ricardo Vargas. Foi ele o herdeiro de toda a mística do espírito do avô e dos barcos, e o fiel guardador das peças que estarão em exposição.
Este acervo é composto por peças centenárias, que foram mantidas ao longo de três gerações. Depositário desta coleção – Coleção João Vargas - , o Museu do Pico entendeu por bem, em articulação com a sua proprietária, a Senhora Maria Luís Vargas, promover a sua exposição de miniaturas de barcos que contam várias histórias, como a das regatas nas lagoas e outras do período áureo da construção naval em madeira, em Santo Amaro do Pico.
A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento do museu, das 9h30 às 17h00 (a partir de 1 de abril, das 10h00 às 17h30).