Bruno Chaveiro tem 30 anos e apesar de ter nascido na Suiça, considera-se alentejano de Montemor-o-Novo, onde ainda hoje reside e de onde são todas as suas raízes familiares.
Em 2013, ingressa na licenciatura em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Tornando-se discípulo do Mestre Custódio Castelo (considerado um dos maiores e mais virtuosos Guitarristas da atualidade). Termina a licenciatura em 2016 com distinção e nota máxima (20 valores), na execução do instrumento.
Depois de vários anos a acompanhar outros artistas em concertos e nas mais prestigiadas Casas de Fado de Lisboa, em 2017, Bruno começa uma viagem pela composição quando, percebe que tem vontade de partilhar as suas criações e as suas músicas preferidas com o público.
Esta vontade, aliada a 17 anos de vivência no fado, 10 anos a tocar Guitarra Portuguesa e 5 anos a viajar pelo mundo em prol do Fado e da Música Tradicional Portuguesa, culmina no seu primeiro disco a solo: “
#DESATINO”, lançado em 2019: um álbum fresco no que ao repertório e arranjos diz respeito. O disco evoca alguns dos maiores Guitarristas Portugueses que são as suas grandes referências, bem como o seu repertório e composições próprias.
Diz Bruno Chaveiro: “o meu disco e os concertos são ‘simplesmente’ um registo das minhas composições, da minha música… são, na verdade, uma autobiografia expressa por meio da música, agradecendo a todos os que foram cruciais para a minha aprendizagem musical e pessoal.”
A somar a sua prestação como guitarrista, Bruno desafiou-se a cantar e em 2021 lançou o tema “Incerteza”, que é na
realidade o mote para um concerto renovado, antes de editar o próximo disco que já está a gravar.
Com várias formações, Bruno Chaveiro leva a sua Guitarra por um caminho audaz, passando pela tradição do Fado, pela música popular, tocando no jazz e assumindo as suas criações, com imenso talento e a irreverencia própria da juventude.
Bruno Chaveiro é um dos maiores valores da nova geração de compositores e guitarristas portugueses.
Neste momento está a gravar o seu próximo album de originais e faz parte da banda de Júlio Resende, Buba Espinho, Ana Laíns e Carlos Leitão, entre outros artistas que acompanha com frequência.