VASTO UNIVERSO
Isabel Madureira Andrade
26 out. 2024 – 02 mar. 2025
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura a exposição da artista Isabel Madureira Andrade, “Vasto Universo” a 26 de outubro, pelas 16h.
O corpo de trabalho apresentado nesta exposição reúne um conjunto de desenhos sobre papel e pinturas sobre tela produzidos entre 2015 e 2023 e que convocam um diálogo entre diferentes épocas do percurso da artista. Embora estas obras estejam separadas por quase uma década, há elementos comuns que percorrem este percurso, justificando a sua coexistência no mesmo espaço expositivo.
Entre os diversos elementos, a mancha, os padrões, as cores e as várias formas geométricas permitem que o processo criativo da artista, marcado pela espontaneidade, esteja em constante diálogo com o tempo e com a natureza.
“Procuro, nessas estruturas, alguma ordem, algum rigor, e sou certamente influenciada pelos sistemas de auto-organização da Natureza, de que são exemplo as manchas de um leopardo ou as simetrias mágicas que se escondem num floco de neve.”
NOTA BIOGRÁFICA
ISABEL MADUREIRA ANDRADE
PONTA DELGADA, AÇORES. 1991
Vive e trabalha em Lisboa.
Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2015), e com Mestrado em Pintura pela mesma instituição (2018). Entre 2014 e 2016 frequentou o Programa de Residências Artísticas da Mart, em Lisboa.
Em 2019, recebeu a Menção Honrosa na 13ª Edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Em 2021, recebeu o III Prémio Aquisição Fundação Millenium BCP – Talento emergente.
Expõe regularmente desde 2014, contando com exposições em diversas galerias e instituições, entre as quais: CAPC – Centro de Artes Plásticas de Coimbra; MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia; Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas; VAGA – Espaço de Arte e Conhecimento; Galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea; Galeria Cristina Guerra – Arte Contemporânea; Galeria Bessa Pereira – Arte e Design; Atelier – Museu Júlio Pomar.
Depois de “Espelho” (Galeria Fonseca Macedo, 2021), esta é a segunda exposição individual que apresenta na ilha de São Miguel.