A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove a Exposição “VERDADE MISTA” de André Oliveira, que estará patente ao público na Sala de Exposições da BPARJJG, de 13 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta das 9h às 19h, e sábado das 14h às 19h.
A inauguração terá lugar a 13 de dezembro, às 18h, com a presença do artista.
André Carreiro Oliveira frequenta a licenciatura de Escultura na Faculdade das Belas Artes de Lisboa, onde começou a preparar três peças escultóricas. Desde 1 de dezembro está em residência no Capelo, no espaço da AvistaVulcão, para completar essa criação, que inclui instalação site-specific e vídeo-arte. É a primeira residência artística de um artista local produzida pela AvistaVulcão e faz parte do ciclo “I SEE AN ISLAND” - programa anual de residências artísticas financiado pela Direção-Geral das Artes - República Portuguesa - Cultura, Governo dos Açores.
O trabalho é influenciado pela relação do artista entre o local onde nasceu, uma ilha marcada por vulcanismo, e o mundo fora da ilha, global e digital.
No seu trabalho escultórico concretiza uma alquimia naturalista e altamente metafórica, pegando nas formas irregulares e únicas das bombas vulcânicas - gotas de lava, repletas de ar, expelidas pelo vulcão em erupção que, em contacto com o solo, rolam na superfície adquirindo uma forma arredondada - e replicando essas formas imprevisíveis da natureza com outros materiais pesados, numa fundição em chumbo maciço, material utilizado na Segunda Guerra Mundial para fabricar as balas de canhão. Assim olha-se para os pecados do gesto humano, através dos gestos da natureza.
Na criação em vídeo o gesto do artista transmuta-se, tornando-se ele próprio no alter-ego de um vulcão: da beleza do caos, do materialismo ao sonho, da viagem à permanência, da pedra concreta ao registo digital…
“VERDADE MISTA” é uma travessia ao subconsciente do vulcão, alegoria de um olhar sobre o mundo, numa produção da AvistaVulcão em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Galeria Camarupa e da Junta de Freguesia da Ribeirinha.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: