A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de novembro de 2024.
O documento selecionado é um exemplar de um antigo manual escolar, um livro de Ciências da Natureza (2.ª ed., s.d.) para a 1.ª classe, utilizado por alguns membros da Família Campos Medeiros no antigo Liceu da Horta. Esse nível corresponde hoje ao 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Recorde-se que os liceus eram escolas públicas que ofereciam um ensino preparatório para o acesso ao ensino superior, distinto do ensino técnico, que visava a entrada direta no mercado de trabalho. Na 1.ª classe dos antigos liceus em Portugal, os alunos tinham um currículo bastante abrangente. As disciplinas incluíam:
- Português, com foco na gramática, na leitura e na redação;
- Matemática, centrada na Aritmética básica e na introdução à geometria;
- História, abordando História de Portugal e história geral;
- Geografia, versando sobre Geografia de Portugal e geografia mundial;
- Ciências Naturais, oferecendo noções básicas de Biologia, Física e Química;
- Desenho, numa iniciação ao Desenho geométrico e artístico; e
- Educação Física, na prática de atividades físicas e desportivas.
Esse conjunto de disciplinas visava proporcionar uma formação geral sólida, preparando os alunos para os anos seguintes do ensino liceal.
A raridade selecionada é o Tomo I da revista espanhola “Anales de Minas” (Madrid, 1838), publicada pela Direccion General del Ramo, a primeira publicada naquele reino dedicada aos temas da mineração, e que conheceu apenas quatro números (1838, 1841, 1845 e 1846).
Inspirado na congénere francesa “Annales des Mines”, destinava-se a publicar anualmente um volume que apresentasse artigos científicos e técnicos, bem como legislação relacionada ao tema. Problemas financeiros tornaram a sua publicação descontínua.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt