Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Matinés de outros tempos – Ciclo de Cinema na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

  • Cinema
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2025-02-08 até 2025-03-01 às 15:30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada apresenta um ciclo de cinema intitulado “Matinés de Outros Tempos”, que celebra os clássicos populares das décadas de 50 a 80. A iniciativa, composta por quatro sessões, ocorrerá aos sábados, sempre às 15h30, no auditório da Biblioteca.

O evento terá início no dia 8 de fevereiro e continuará nos dias 15, 22 de fevereiro e 1 de março, proporcionando uma viagem no tempo ao universo cinematográfico que marcou gerações antes da chegada do VHS e da televisão aos Açores. Cada sessão será dedicada a um filme representativo de uma década, apresentado de forma cronológica e com uma seleção de géneros variados, promovendo a diversidade e a riqueza do cinema de outros tempos.

O ciclo “Matinés de Outros Tempos” é uma oportunidade única para as novas gerações conhecerem os filmes que marcaram a juventude dos seus pais e avós, enquanto o público mais experiente pode revisitar estas obras marcantes do cinema.

Na primeira sessão, que terá lugar a 8 de fevereiro, será exibido o filme “O Pirata Vermelho” da década de 50. Segue-se “Amar um desconhecido”, da década de 60 que será apresentado a 15 de fevereiro. Para a década de 70, foi selecionado o filme “Trinitá – cowboy insolente” cuja exibição terá lugar a 22 de fevereiro. O ciclo encerra no dia 1 de março com a sessão de “Brigada Anti-crime” dos anos 80.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Sinopses:

O PIRATA VERMELHO (The Crimson Pirate, 1952) | 102 minutos | M/6 anos

Burt Lancaster interpreta neste filme um pirata que se envolve em inúmeras aventuras nas Caraíbas de 1700. Uma empolgante aventura com fugas de prisões, um cientista louco, navios e donzelas em perigo e mais mil e umas peripécias que surgem normalmente nestes filmes de piratas. Acompanham Burt Lancaster neste clássico do cinema de aventura, Nick Cravat, Eva Bartok, Torin Tatcher, James Hayter e um ainda muito jovem Christopher Lee. A realização é de Robert Siodmak.

AMAR UM DESCONHECIDO (Love With the Proper Stranger, 1963) 101 minutos | M/12 anos

Belíssima mescla de melodrama e comédia é correntemente considerado um dos melhores trabalhos de Robert Mulligan. Natalie Wood é uma rapariga (católica) que se descobre grávida na sequência de um “one night stand” com um músico, Steve McQueen. Juntos, tentarão encontrar dinheiro para um aborto, e nesse processo vão-se conhecendo cada vez melhor. Na realização, Robert Mulligan trata um tema difícil com toda a delicadeza, e quer Wood quer McQueen estão quase em estado de graça. O elenco integra ainda, entre outros, Edie Adams, Herschel Bernardi e Tom Bosley.

TRINITÁ, COWBOY INSOLENTE (Lo chiamavano Trinità…, 1970) 115 minutos | M/6 anos

Neste filme, Trinitá é um famoso personagem do Oeste, preguiçoso, romântico e com fama de grande atirador. Na sua odisseia como vagabundo, Trinitá chega a uma localidade onde tem a surpresa de encontrar o irmão, conhecido ladrão e gado, como xerife da terra. Tudo fazia parte de um plano que o falso xerife queria pôr em execução para se apropriar de uma manada de cavalos. Mas tudo resulta de forma diferente pela atuação de Trinitá, insolente, arruaceiro, mas amigo do seu amigo. Neste elenco, destaca-se ainda Farley Granger que já trabalhara com realizadores como Alfred Hitchkock e Nicholas Ray.  A realização é de E.B. Clucher (Enzo Barboni).

BRIGADA ANTI-CRIME (Sharky’s Machine, 1981) 121 minutos | M/16 anos

Tom Sharky (Burt Reynolds) é um polícia duro e implacável. Um azar no seu mais recente trabalho como agente da brigada de homicídios, obriga-o a mudar de ares e Sharky faz equipa com um grupo de veteranos do departamento de costumes que têm fama de não terem nada para fazer. Porém, a sua mais recente investigação leva-o a um caso de prostituição de luxo, homicídios e ligações políticas. Neste sólido e brutal policial, entre o moderno e o clássico, onde se apresenta uma brigada incorrupta liderada por um chefe rigoroso, há lugar para uma inesperada e improvável história de amor. Na realização, Burt Reynolds fez-se rodear por um elenco de primeira no qual se destaca Vittorio Gassman Rachel Ward, Brian Keith, Charles Durning, Earl Holliman, Bernie Casey e Henry Silva.

Mais informações:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
E-mail: [email protected]
Telefone: 296 30 50 40

 
CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/evento/matines-de-outros-tempos-ciclo-de-cinema-na-biblioteca-publica-e-arquivo-regional-de-ponta-delgada/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.