A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no mês de fevereiro, apresenta a mostra mensal Um Olhar Periódico, dedicada ao tema, “Cortejo e tourada de estudantes na ilha Terceira, década de 60”, disponível ao público entre os dias 3 e 28 de fevereiro.
A ilha Terceira, no período do Carnaval, apresenta o cortejo e a tourada de estudantes da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, também conhecida como “garraiada”. Este desfile começava na Ladeira de S. Francisco, onde se situava o então Liceu de Angra, acompanhado de música, e prolongava-se pela Rua da Sé até ao Alto das Covas. O desfile destacava-se pela criatividade, exibindo carros alegóricos temáticos, como "A Ponte", "O Max-min", "O Último Grito Automóvel", "O Futebol angrense", e "O Canto do Athanásio" – famoso pelos bombons e pelos “sopapos Regina” que oferecia. A população local, em grande número, concentrava-se no Adro da Sé e na Praça de São João, que se localizava no atual Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, para assistir ao espetáculo.
A culminar a festa, realizava-se a garraiada, uma versão irreverente da tradicional tourada de praça. Nesta atividade, os rapazes enfrentavam o “touro” em corridas e quedas aparatosas, criando um ambiente descontraído e de humor que atraía centenas de espetadores.