Decorre no próximo dia 24 de fevereiro, na Sala Mundo, às 18h00, mais um encontro do Clube de Leitura da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
A obra O Silêncio da Paixão de Helena Chrystello, servirá de ponto de partida para o debate sobre a complexidade das relações humanas.
A sessão será mediada por Aníbal Pires, responsável pela seleção da obra, que descreve a novela como “uma estória de amores, desamores e solidão, alicerçada na complexidade das relações humanas e das emoções que moldam as nossas vidas.”
Escrito originalmente em 1976 por Helena Chrystello, o manuscrito para esta novela apenas foi descoberto, pela família, após o seu falecimento em janeiro de 2024. Anabela 'Mimoso' Freitas, amiga da autora, foi responsável por adaptar o texto e transformá-lo em livro, com edição da Letras Lavadas Edições.
Aníbal Pires, natural de Castelo Branco, reside em Ponta Delgada desde 1983. É professor aposentado, licenciado em Ensino de Educação Tecnológica e mestre em Relações Interculturais, com especialização em Política Intercultural. Foi dirigente do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) e membro do Conselho Nacional da FENPROF, além de ocupar o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SPRA desde 2020. Na política, destacou-se como Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (2008-2016).
Colabora regularmente com a imprensa regional e é autor de diversas publicações, das quais se destacam O Outro Lado – Palavras Livres como o Pensamento (poesia, 2014); Destroços à Deriva (poesia, 2024); O Encanto dos Sonhos (conto, 2019) entre outros.
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:
(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.