A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove mais um encontro do Clube de Leitura, no próximo dia 24 de março, às 18h00 na Sala Mundo.
O livro em destaque deste mês é “Um Quarto Só Seu” de Virginia Woolf, selecionado por Natalia Bautista, mediadora convidada para a sessão de março.
Publicado originalmente em 1929, o ensaio "Um Quarto Só Seu" é baseado em duas palestras que a autora ministrou nas faculdades femininas de Newnham e Girton, ambas da Universidade de Cambridge, em 1928. Neste trabalho, Woolf discute a necessidade de espaços físicos e simbólicos para as mulheres poderem escrever e criar livremente. Utilizando uma narrativa envolvente e poética, a autora explora temas centrais como o feminismo, a liberdade e a desigualdade de género.
Natalia Bautista é natural de Espanha e formou-se como Técnica de Serviço Social pela Universidade Complutense de Madrid em 2005. Em 2007, especializou-se em Mediação Familiar pela Universidade de Direito de Granada e, em 2008, veio para os Açores com uma bolsa do programa Leonardo da Vinci, estagiando no Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica em São Miguel.
Trabalhou na Associação Feminista UMAR-Açores, onde se envolveu em projetos sobre sexualidade e género e apoio a mulheres imigrantes. Desde 2009, integra a equipa multidisciplinar do Centro de Terapia Familiar, ao mesmo tempo em que obtém formação em Terapia Familiar, obtendo o título de Terapeuta Familiar em 2014.
Em 2015/2016, fez uma pausa para estudar Terapia Sexual e de Casal em Granada, tornando-se Terapeuta Sexual e, mais recentemente, Sexóloga pela Fundação Sexpol de Madrid.
Natalia é associada da Associação Cultural Silêncio Sonoro desde a sua fundação, onde codirige a Mostra de Cinema de Igualdade de Género - IMPRÓPRIA. Tem se destacado em várias organizações, como a UMAR-Açores e a Associação para o Planeamento Familiar-- Saúde Sexual e reprodutiva dos Açores (APF-Açores), da qual é Presidente.
É cofundadora do projeto (A)MAR- Açores pela diversidade, que se constitui desde 2021 como o único centro de atendimento especializado à Comunidade LGBTIQ+ na Região Autónoma dos Açores.
Junte-se a nós!
Entrada livre.