A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de abril de 2025.
Tendo em vista as comemorações da Páscoa, a 20 de abril, a raridade selecionada é o exemplar “BIBLIA SACRA VULGATAE EDITIONIS SIXTI QVINTI PONT. MAX. IVSSV RECOGNITA ATAQUE EDITA” (Lugduni [Lyon], 1631).
Em decorrência do Concílio de Trento (1545-1563), que visou assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa pela Reforma Protestante, e como ainda não havia uma versão única oficial da Vulgata de São Jerónimo, a Igreja Católica fez uma revisão das versões latinas existentes e publicou a chamada Vulgata Sixto-Clementina tornando-a a versão oficial para a liturgia católica latina.
O documento selecionado é uma interessante carta inédita de nosso patrono, João José da Graça Jr., de 1868, à data professor do antigo Liceu e advogado, na qual se defende cabalmente, perante o governador civil do Distrito da Horta, da acusação que lhe fora imputada acerca da venda de bíblias na Ilha do Faial (BPARJJG, Arquivo do Governo Civil do Distrito da Horta, 1868).
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt