A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove, no seu Auditório, em parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira, a 30.ª edição do Festival Cine’Eco, entre os dias 19 e 23 de maio.
O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único, no país, dedicado à temática ambiental, e realiza-se, anualmente, de forma ininterrupta desde 1995.
Trata-se de um evento que oferece ao público cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao circuito tradicional. É um evento que procura sensibilizar o público para o cinema, a sua história e a sua estética, bem como para as questões ambientais.
A primeira das sessões terá lugar no dia 19 de maio, na qual será exibido o documentário “Lindo”, de Margarida Gramaxo, de 2023, que esteve em competição na categoria de longas-metragens em língua portuguesa.
A sessão do dia 20 de maio, iniciar-se-à com a exibição do curta “The Bio-Estrela Project”, realizado em parceria com a 101 Visions e a Here Now Films, que foi o documentário vencedor do Prémio Panorama Regional do Cine’Eco 2024. Para finalizar será exibido o documentário “À Procura da Estrela”, de Carlos Martínez-Peñalver, de 2023, vencedor da Menção Honrosa na Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa.
No dia 21 de maio, a sessão é constituída por cinco curtas que abordam temáticas diversas, nomeadamente: “Ervilha”, de Teresa Mendonça, de 2023, vencedora do Prémio Educação Ambiental atribuído na Competição de Curtas e Média-metragens em Língua Portuguesa; “Amar a Ilha”, de Isabel Alves, de 2023; “Vegetabilidade”, de Frederico C. Ferreira, de 2023; “Birth of Light”, de Jasmijn Schrofer, de 2024; e por fim, o curta “The Waiting”, vencedor do Prémio Curta-Metragem de Animação.
Para o dia 22 de maio, a extensão destaca o documentário “Des Rives (Banks)”, de David Sanchez, Canadá, de 2023, vencedor do Prémio Valor da Água; “Magnifica: Kutsumaton Vieras”, de Ville Koskinen, de 2024, documentário vencedor do Prémio Curta e Média-Metragem Internacional; e, para encerrar a sessão, “Death of a Mountain”, de Nuno Escudeiro, de 2023.
No último dia da extensão, 23 de maio, serão exibidos “Au 8ème jour”, de Alicia Massez e Agathe Sénéchal, de 2023, Prémio da Juventude; “Prah. Dust”, de Kaja Rauscek, de 2023; e o documentário “Art’s 4 People and Earth”, de António Lopes, João Dias, Maria Barroco, Leonor Barroco, Nuno Vicente e Pushkhy, de 2023, vencedor de uma Menção Honrosa na Competição Panorama Regional do Cine’Eco 2024.