A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe a “Raridade” e o “Documento Histórico” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de julho de 2025.
A “Raridade” selecionada é um exemplar do romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas (filho), cujo original, “La Dame aux Camélias”, foi publicado pela primeira vez em 1848. A edição portuguesa exposta é de 1906. Esta obra tem um cunho ligeiramente autobiográfico e retrata o romance entre uma cortesã parisiense e um jovem estudante de direito. Foi objeto de diversas adaptações para teatro, cinema e televisão. Alexandre Dumas (filho), nascido a 27 de julho de 1824, foi um escritor francês que seguiu os passos de seu pai tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro.
O documento selecionado é o programa do sarau dramático que teve lugar no dia 17 de janeiro de 1886, no Teatro Faialense, e durante o qual foi representada a comédia “A Dama das Camélias", uma adaptação de Augusto Garraio. Representou-se ainda “A Mulher Republicana”, peça que contou com a participação do jovem promissor no campo das artes e das letras, Marcelino Lima, no papel de Augusto, um regenerador dos quatro costados. Concluiu-se o sarau dedicado ao “high-liffe Fayalense” com a «pochade» em um ato “Lucas em… cólicas” e com uma paródia à tragédia “Otelo”. Durante o evento foi sorteado um retrato do ator Trindade.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: