Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


12 meses, 12 peças: novembro

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2025-11-08 até 2025-12-08

12 meses, 12 peças: novembro

Taças de barro “Tuladeira” e púcaros

Estes objetos tradicionais em barro cozido, eram utilizados nas adegas das fajãs da ilha de São Jorge.

O púcaro servia para aquecer o vinho diretamente no lume de lenha, enquanto a taça, também conhecida localmente como “tuladeira”, era usada para servir o vinho.

 

Contexto histórico:

No século passado, na ilha de São Jorge, era prática comum no inverno, aquecer o vinho em utensílios de barro no lume de lenha. A forma do púcaro permitia colocá-lo diretamente no lume para aquecer o vinho, enquanto a "tuladeira", com a borda larga, facilitava o seu ligeiro arrefecimento antes de ser consumido.

Com as vindimas a decorrer durante os mês de setembro, era em novembro, pelo São Martinho, que em muitas zonas da ilha se provava o vinho novo. Nessa altura, as famílias costumavam deslocar-se às suas adegas (pequenas habitações construídas nas fajãs), onde serviam o vinho novo a familiares e amigos, acompanhado de castanhas assadas, pão de milho e linguiça.

A celebração de São Martinho é tradicionalmente vivida de forma profana na ilha de São Jorge. Atualmente, embora a tradição ainda se mantenha em algumas fajãs, é na Fajã D'Além, no lugar de Santo António, na freguesia do Norte Grande, que esta celebração ganhou maior expressão, atraindo centenas de pessoas à fajã no dia da festa.

 

Provérbios portugueses associados a São Martinho

  • Pelo São Martinho, castanhas assadas, pão e vinho.
  • No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • Pelo São Martinho todo o mosto é bom vinho.
CONTACTOS PROMOTOR:

Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Concelho: Calheta
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.