Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


12 meses, 12 peças: março

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2026-03-08 até 2026-04-08

12 meses, 12 peças: março

Barril

Objeto com pega lateral, constituído por várias aduelas de madeira encaixadas entre si e unidas por arcos de folha-de-flandres. Era utilizado para transportar água destinada ao consumo dos homens que trabalhavam nos terrenos de cultivo.

Contexto histórico:

Este tipo de barril, de pequenas dimensões, era utilizado nos meios rurais da ilha de São Jorge entre o final do século XIX e grande parte do século XX. A sua presença era comum entre os homens que se deslocavam diariamente para as terras de cultivo, uma vez que lhes permitia transportar a água de que necessitavam para consumo, em locais onde não era possível aceder a fontes ou chafarizes.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Francisco Lacerda
Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.