Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


EXPOSIÇÃO | Fitas do Devir, de Teresa Pereira

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2026-03-14 até 2026-06-07

INAUGURAÇÃO | EXPOSIÇÃO

Fitas do Devir, de Teresa Pereira

14 mar. 2026 | 16h00

Local: Sala expositiva 3

“Fitas do Devir” de Teresa Pereira é um projeto filiado no gesto abstracionista através do uso de ?ta cola pintada em diversas cores, aplicada diretamente nas paredes do espaço expositivo. As tiras sobrepostas formam padrões geométricos complexos, condensam, formam camadas e relevos para formas escultóricas que passam a ser um corpo físico a habitar o espaço. A obra adquire uma tridimensionalidade que aproxima a pintura da escultura, conferindo-lhe uma presença tátil e volumétrica.

A particularidade metodológica introduz uma atmosfera performativa presenciada pelo visitante, em tempo real. A experiência do “devir” decorre do processo em progresso para um envolvimento ativo do público.

A exposição é uma resposta da artista à chamada-de-trabalhos da Curadoria de Artes Visuais de Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Evento inserido na programação oficial de Ponta Delgada 2026 Capital Portuguesa da Cultura.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.