Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conversa | Apresentação da 70.ª edição revista Atlântida

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2026-04-25 às 18:00

No Dia da Liberdade, junta-te a nós para a apresentação da 70.ª edição da revista Atlântida, dedicada a este tema tão essencial. Este número especial celebra os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, reunindo ensaios, testemunhos, criações literárias e estudos visuais que exploram a liberdade como prática ética, fundamento da cidadania e horizonte de resistência. Entre os autores, destacam-se Álvaro Laborinho Lúcio, Joel Neto, Nuno Ornelas Martins, Ermelindo Peixoto e Carlos Guilherme Riley, abordando perspetivas política, filosófica, histórica e pessoal.

A Atlântida n.º 70 é também um tributo ao Instituto Açoriano de Cultura e ao seu papel na promoção da cultura açoriana e da língua portuguesa. Com curadoria rigorosa e abordagem interdisciplinar, reafirma o compromisso da revista com a liberdade de pensar, criar e ser.

A sessão inclui uma conversa com Carlos Guilherme Riley, Joana Moreira, Mariana Pacheco Medeiros, Pilar Damião, Rogério Sousa e Rui Soares, numa reflexão sobre as múltiplas dimensões de Liberdade. Vem celebrar os valores de abril connosco.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.