A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura, no próximo dia 18 de outubro, uma mostra documental e bibliográfica denominada “Da reclusão à divulgação: o percurso das livrarias e arquivos conventuais”, assinalando, assim, em parceria com a Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Angra, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Esta Mostra faz uma ligação à exposição evocativa dos 170 anos da BPARPD, uma vez que as livrarias conventuais estiveram, aqui como no território nacional, na base de criação das bibliotecas públicas. Com este enquadramento, pretende-se dar a conhecer, de forma concisa e breve, parte da história e percurso destes arquivos e livrarias conventuais após a supressão (1832) e extinção (1834) das Ordens Religiosas em Portugal, no decurso da implementação do Regime Liberal no nosso país, salientando-se o seu valor patrimonial e histórico. Estes, tal como os edifícios e valiosas alfaias religiosas, deverão, também, ser olhados e tratados como bens culturais e patrimoniais da história da Igreja em Portugal, pois também eles contam uma história e, na sua contingência, fizeram parte dela.
A Mostra estará patente ao público de 18 de outubro a 3 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, e aos sábados das 14h às 19h.