Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

O Portal Cultura Açores foi desenhado tendo em atenção que todas as ligações às diversas áreas estivessem visíveis e perceptíveis ao utilizador comum ou menos experiente.

Neste sentido, salientamos:

  • Um menu superior que lhe permite aceder de forma rápida às páginas principais de cada área;
  • Um menu inferior que lhe oferece um leque de ligações de ajuda para uma melhor consulta do sítio.

Para uma correcta visualização dos conteúdos animados, sequências de vídeo e ficheiros de som, o utilizador necessita de um equipamento multimédia (equipado com placa de som e colunas) e de programas capazes de interpretar os ficheiros.

O Portal Cultura Açores disponibiliza aos seus utilizadores documentos para descarga em diversos formatos. No caso dos ficheiros em RTF ou TXT, os diversos sistemas operativos, já trazem, por defeito os programas necessários à leitura destes formatos. Em contrapartida, para visualizar os ficheiros no formato DOC ou DOCX é necessário adquirir o Microsoft Word.

Em relação aos ficheiros em formato PDF, se o utilizador não tiver o programa necessário pode fazer a descarga do mesmo, de forma gratuita, no sítio da Adobe.


Acrobat Reader (Windows, Macintosh e Linux)
Este programa é capaz de ler documentos em formato PDF (que corresponde a um sistema que respeita a disposicão original dos conteúdos no interior de um documento.

Para a visualização de alguns conteúdos poderá ser necessária a utilização do Adobe Flash Player. Se o utilizador não tiver o programa necessário pode fazer a descarga do mesmo, de forma gratuita, no sítio da Adobe.


Adobe Flash Player ou superior
(Para visualizar gráficos animados. Windows, Macintosh e GNU/ LinuX)

Funcionalidades específicas para pessoas com necessidades especiais:

  • Nos tamanhos de letra foram utilizadas medidas relativas, possibilitando ao utilizador aumentar o respetivo tamanho através do navegador.
  • Toda a navegação pode ser feita a partir do teclado, usando a tecla TAB. Estão também definidos alguns atalhos, a saber:
    • Alt+1 - Ir para o Início
    • Alt+2 - Ir para a Mapa do Sítio
    • Alt+3 - Ir para a Contactos
  • As imagens estão identificadas com um texto, de modo a assegurar a leitura e compreensão por parte dos utilizadores invisuais.
  • Os marcadores HTML nos títulos e elementos estruturantes do conteúdo seguem uma abordagem semântica e coerente, permitindo aos utilizadores invisuais ou com necessidades especiais ao nível cognitivo e de aprendizagem, identificarem os blocos de texto, títulos e seu significado hierárquico.
  • Os campos em formulários têm etiquetas definidas.
  • Os atalhos estão separados por blocos espaçados sem ligação.

Se encontrou alguma dificuldade ao navegar no sítio ou não encontrou resposta às suas dúvidas neste texto, não hesite em contactar-nos.