REVELAR
II ESTAÇÃO DO CICLO DE EXPOSIÇÕES LUGARES DO SAGRADO
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – Fajãzinha (Lajes das Flores)
24.09.2022 – 24.09.2023
REVELAR corresponde à II Estação do ciclo de exposições LUGARES DO SAGRADO, tendo a sua conceção sido ajustada à espacialidade setecentista da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios da Fajãzinha, estruturando-se essencialmente num itinerário de descoberta.
O roteiro expositivo faz confrontar o visitante com um conjunto de bens patrimoniais, móveis e integrados, que habitam as várias áreas de acesso público do imóvel, através da oferta de um olhar de revitalização da Memória, disponibilizando conhecimento sobre uma herança cultural que nos é comum: as expressões artísticas resultantes das práticas espirituais religiosas.
A exposição é, assim, o resultado de um trabalho de seleção, estudo e análise de um conjunto muito diversificado de objetos artísticos e litúrgicos, pertencentes ao acervo desta igreja que, até 1850, foi a Matriz das Fajãs. São colocados em destaque 73 elementos patrimoniais, que abordam o edifício arquitetónico, as alfaias litúrgicas, entre as quais têxteis, ourivesaria, mobiliário, e, ainda, imaginária, retabulística, aflorando também alguns aspetos iconográficos, como os que se inscrevem no conjunto de pintura mural e pintura sobre madeira existente na capela-mor.
Propõe-se um contributo, através do conhecimento, para a afirmação de um património cuja riqueza reside na diversidade dos valores que lhe estão inerentes: histórico, artístico, simbólico. Se grande parte dos bens ainda cumpre a sua função religiosa, há também alguns elementos desativados da sua funcionalidade original, estando, há várias décadas, arredados dos olhares do público, e que, nesta exposição, se colocam em evidência.
Não será esquecido também o contexto único, onde se insere o imóvel: o território mais ocidental da Europa, reconhecido pela UNESCO, desde 2009, como Reserva da Biosfera, sendo de ressaltar, para além da imponente paisagem natural e sua biodiversidade, a relação entre Homem e Natureza, em particular, no uso sustentável dos recursos naturais, dimensão que será também abordada nalguns aspetos da exposição.
REVELAR acontece no âmbito de duas importantes celebrações:
– por um lado, as Jornadas Europeias do Património 2022, iniciativa do Conselho da Europa e Comissão Europeia, de estímulo do diálogo e da diversidade culturais, como momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado, subordinadas ao tema «Património Sustentável», com o objetivo de incentivar o papel ativo das comunidades e do Património cultural no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente;
– por outro, o Centenário de Pedro da Silveira (1922-2022), notável escritor florentino e açoriano, que se dedicou também à História, em particular, da sua ilha natal, sendo de destacar, no presente contexto, o estudo Para a História do Povoamento das Ilhas das Flores e do Corvo com três documentos inéditos (1960), e a sua colaboração na obra Anais do Município das Lajes das Flores (1970), trabalhos onde deu a conhecer factos marcantes para o conhecimento da história da igreja em apreço.
ABERTURA AO PÚBLICO
24 de setembro, sábado, 16h00
OUTRAS DATAS RELEVANTES
Lançamento do catálogo e da visita virtual: data a anunciar em breve.
HORÁRIOS DE ABERTURA *
Todos os dias: 9H-18H
DATA DE ENCERRAMENTO AO PÚBLICO
24 de setembro de 2023
* ACESSO LIVRE GRATUITO.
Adverte-se que o acesso à sacristia é limitado, condicionado à disponibilidade dos zeladores e membros da Comissão dos Assuntos Económicos, para abertura de porta. Recomenda-se assim a marcação de visitas através do número: 925997926.