O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 9 de julho, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o livro Breve História da Europa, de Raquel Varela, com apresentação de Manuel Francisco Costa Jr.
Raquel Varela é historiadora, investigadora e professora universitária na Universidade Nova de Lisboa, FCSH, e investigadora do Instituto Internacional de História Social, Amesterdão. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É professora-visitante internacional de várias universidades, entre elas a Universidade Federal Fluminense e autora e coordenadora de 25 livros sobre história do trabalho, do movimento operário, história global. Ainda como autora publicou 51 artigos em revistas com arbitragem científica, na área da sociologia, história, serviço social e ciência política indexados no ISI Thompson, CAPES Qualis A, Scopus, entre outros. É atualmente presidente da International Association Strikes and Social Conflicts, uma rede que conta com 35 instituições da Europa do Norte e Sul, EUA e América Latina. Raquel Varela é editora convidada da Editora de História do Movimento Operário Pluto Press/London e comentadora residente do programa semanal de debate público O Último Apaga a Luz na RTP.
Sinopse
Da Grande Guerra aos nossos dias é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar aguçado sobre as dinâmicas sociais de um século. Do militarismo imperialista à Revolução Russa, da crise de 1929 à Segunda Guerra Mundial, do fim do pacto social à crise da União Europeia, passando pelas descrições empolgantes do Maio de 68 e da Primavera de Praga, Raquel Varela coloca o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças que ocorreram nos últimos 100 anos.
Este é um livro que levanta questões provocadoras e nos dá respostas sérias e rigorosas. Terá sido o apocalipse da Segunda Guerra Mundial - o episódio mais brutal da história da Humanidade, com a perda de 80 milhões de pessoas - a resposta de uma classe suicidária à crise de 1929? E o século XX, que começou (ainda que não oficialmente) em 1917, terá terminado em 1989 com a queda do Muro de Berlim, ou em 2008, com o fim do pacto social europeu?
A apresentação do livro está prevista para as 21h30, sendo a entrada gratuita.