A Associação Cultural dos Açores em colaboração com a Direção Regional da Cultura promove o Festival de Música dos Açores no âmbito do Temporada Cultural 2021.
CANTANDO ADMONT | Solo Cantando
Cornelia Sonnleithner
Alto
Helena Sorokina
Alto
Matias Bocchio
Barítono
CANTANDO ADMONT é um ensemble vocal fundado, em 2016, pela maestrina Cordula Bürgi. O seu repertório combina música antiga e contemporânea, abrangendo muitos séculos da história da música vocal.
O agrupamento trabalha regularmente com compositores de relevo, como Beat Furrer, Younghi Pagh Paan, Peter Ablinger, Elisabeth Harnik, Klaus Lang, Carola Bauckholt e Laure M. Hiendl.
Importante também é a colaboração com vários ensembles instrumentais como o Klangforum Wien, o Ensemble MDI, Ars Ad Hoc, DissonArt, o Ensemble Nikel e o Ictus Ensemble.
Desde a sua fundação, Cantando Admont já se apresentou em festivais e instituições de renome como o Festival de Salzburg e Bayreuth, Wien Modern, MDI Milano e no Teatro Colón de Buenos Aires.
Cornelia Sonnleithner
Iniciou a sua formação musical aos 8 anos, primeiro com o violoncelo e depois com o piano, tendo prosseguido estudos na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena.
Cornelia Sonnleithner fez parte do Coro da Ópera Estatal de Viena, entre 2012 e 2018, onde actuou em “Os Mestres Cantores de Nuremberga”, “Peter Grimes“; “Lohengrin“; “Das schlaue Fuchslein“; “Elektra“. Entre muitas outras atuações, destaca-se ainda a estreia, em 2019, na Vienna Volksoper, como Barbara Delaqua, em “Uma Noite em Veneza“, de Johann Strauss II.
Como solista, tem atuado internacionalmente (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Hungria, Japão, Coreia), com peças de compositores como Vivaldi, G. Ph. Telemann, J. S. Bach, G. F. Handel, M. A. Charpentier, G. P. Pergolesi, J. Haydn, W. A. Mozart, F. Schubert, F. Mendelssohn, J. Brahms, C. Saint-Saens, A. Dvorak, H. Grassl, B. Furrer, entre muitos outros.
A cantora integra um dueto pianista austríaco Andreas Gaurish Mersa e é membro de vários ensembles, como Vienna Vocal Consort, Vokalensemble Alxingers, Capella San Filippo, Dionysos, Parnassus, Capella1500 e Cantando Admont.
Helena Sorokina
Iniciou os seus estudos musicais em violino e piano, aos cinco anos de idade. Mais tarde, estudou direção coral na sua cidade natal, Riga. Estudou canto e pedagogia vocal na Universidade de Música e Artes Performativas de Graz (Áustria).
Enquanto solista, Helena Sorokina trabalhou com as Hamburger Symphoniker, Thuringen Philharmonie, Kurpfalzisches Kammerorchester, Georgisches Kammerorchester Ingolstadt e cantou sob a direção de Sir Roger Norrington, Joshua Rifkin, Beat Furrer, Paolo Paroni, Joshard Daus, Erwin Ortner e Johannes Prinz, entre outros.
Helena Sorokina cantou em produções operáticas da Stadttheater Leoben, Theater im Palais Graz, MUMUTH Graz e Oper in der Krypta. Em Lied e Chanson, Helena Sorokina apresentou-se em festivais como Festival de Música Antiga e Dança de Riga 2015 (Letónia), Himmelrausch 2016 (Linz, Áustria) e 2.º Festival de Operetta 2017 (Ikskile, Letónia). Especializou-se em canção alemã e francesa, particularmente em Zarah Leander, Edith Piaf e Marlene Dietrich, que interpreta com o pianista Karlheinz Donauer, assim como com vários músicos e bandas de jazz.
O seu ouvido absoluto ajuda-a na interpretação de música contemporânea, que se tornou uma das suas maiores paixões. No festival Steirischer Herbst (Graz), interpretou Asteroid 62, ópera de Kourliandski (2013) e Paradise, de Hiendl (2016).
Helena Sorokina integra o agrupamento Cantando Admont, desde agosto de 2017.
Matias Bocchio
O argentino Matias Bocchio nasceu em La Pampa, em 1984. Após os estudos de composição, na Universidade Nacional de Córdoba, completou o mestrado em canto com o Prof. Frank Worner, na Universidade de Música de Estugarda.
Matias Bocchio fez a sua estreia operística a solo na ópera W - The Truth Beyond, de Fredrik Sixten. Cantou outros papéis principais no Teatro Nordhausen, em Bonnie and Clyde, de Christian Diemer, e na National Oper Kiev, em Panne, Sale, Sabbia, de Carmine Cella.
Graças ao seu amplo e variado repertório, que se estende desde o Renascimento até aos dias de hoje, tem diversos compromissos como solista de concerto, tanto para o repertório clássico, de música sacra, como para obras contemporâneas.
Atualmente, Matias Bocchio também pode ser ouvido em diversos conjuntos vocais e corais. Tem trabalhado com o Gachinger Kantorei, da International Bach Academy Stuttgart, o ChorWerk Ruhr, o Vokalensemble Schola Heidelberg, o Forum Neue Vokalmusik e o Stuttgart Opera Choir, sob a direção de maestros como Helmut Rilling, Hans Cristoph Rademann, Howard Arman, Walter Nussbaum e Johannes Knecht.
Programa
Samir Odeh-Tamimi (*1970)
MERÉCH fur Mezzosopran Solo
Guillaume de Machaut (ca.1300-1377)
Hé! Dame de Vaillance (Virelai)
Gerald Resch (*1975)
Bruchstucke
Johannes Ockeghem (ca.1420 – 1497)
O rosa bella
Beat Furrer (*1954)
Stimme allein
Christian Klein (*1967)
Neues Werk
Philippus de Caserta (spates 14. Jh.)
De ma doulour