O Museu do Pico apresenta no próximo dia 10 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h00, a exposição “O Colecionador do Tempo”.
Desde há uns anos que o Museu do Pico vem cumprindo com um programa de exposições temporárias de âmbito variado, na perspetiva, não só de promover o seu próprio espólio junto da comunidade, mas também de chamar a atenção para outras áreas patrimoniais em ligação com o território, suscitando e produzindo, em qualquer dos casos, conhecimento sobre os diversos patrimónios, visando a sua valorização e promoção.
Integrada no Plano de Atividades de 2021, esta exposição pretende dar a conhecer uma mostra de relógios do acervo particular de Manuel Valter da Silva, “uma espécie de guardião do tempo”, natural da freguesia da Piedade, na ilha do Pico.
Tem reunidos mais de 300 relógios, muitos deles adquiridos pelos diferentes locais por onde passou e onde prestou serviço como faroleiro. Agora reformado, dedica-se a pequenas reparações, mas, ainda assim, não resiste quando vê algum relógio. “Não consigo evitar! “, diz.
A exposição estará patente ao público no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a partir de 11 de dezembro e poderá ser visitada no horário de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h00).