Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Aventura no Museu - oficina de explorações imaginárias

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Museu da Horta - Casa Manuel de Arriaga
  • 2019-09-14 até 2019-09-15 às 20:00

Aventura no Museu – Oficina de Explorações Imaginárias

Noite de 14 para 15 de setembro – sábado a partir das 20h até às 12h de domingo

Crianças dos 9 aos 15 anos inscritas individualmente

Monitores : Aurora Ribeiro e Tomás Melo

Acompanhamento: Margarida Barreto

Casa Manuel de Arriaga e Museu da Horta

Aventura no Museu é a atividade que o Museu da Horta promoverá nos próximos dias 14 e 15 de setembro , destinada a crianças entre os 9 e os 15 anos de idade e prevê a passagem da noite na Casa Manuel de Arriaga.

Esta oficina pretende alargar horizontes, estimular a criatividade e a exploração da cidade, do Museu da Horta e da própria Casa Manuel de Arriaga.

Desenvolve-se em momentos distintos:

- Da introdução fará parte uma conversa interativa sobre a forma como conhecemos o mundo e o papel que a ciência tem neste processo. Serão introduzidos conceitos como expedição, recolha e análise de amostras e  registo das suas descobertas nos suportes que lhes são disponibilizados.

 - A  partir daqui são agrupados e imaginam o tipo  de exploração que pretendem realizar – nas áreas da biologia, da história, da arqueologia, da medicina, da  meteorologia, etc…

 Nesta fase,  a imaginação tem uma componente muito forte.

 -A   exploração ou seja o “trabalho de campo ”desenvolve-se agora,  pelo que será feita uma saída noturna pela cidade,  na qual se inclui uma visita muito particular ao Museu.

 -Do registo feito na noite anterior resultará o trabalho em grupo  que culminará com a última fase – a conferência onde serão apresentadas as investigações desenvolvidas.

 A esta  apresentação, a esta conferência que se realizará no domingo durante a manhã,  todos os pais estão convidados a assistir.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.