Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das Nove "Sem Fins Lucrativos: porque precisa a democracia das humanidades", por Alexandre Pascoal

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Galeria do IAC
  • 2020-02-15 às 15:30
Alexandre Pascoal estará, no dia 15 de fevereiro, pelas 15:30, na sede do IAC para um Grémio das Nove para, a partir da obra “Sem Fins Lucrativos: porque precisa a democracia das humanidades”, falar dos seus impactos na nossa vida, em particular na associada a quem trabalha na área cultural.
 
“Sem Fins Lucrativos”, da norte-americana Martha Nussbaum, cuja edição original data de 2011 e foi traduzido em mais de vinte línguas, é um alerta para o momento em que vivem as democracias e coloca questões sobre as quais todos devemos refletir. 
 
Assim, a par de uma crescente incapacidade para pensar verifica-se uma cada vez mais reduzida solidariedade para com certas franjas da sociedade, bem como a competência para lidar com problemas globais complexos. A perda destas aptidões elementares, diz a autora, põe em risco a saúde das democracias e a esperança num mundo melhor.  No entanto, se o cenário é preocupante, a obra contém uma visão cheia de esperança. 
 
Alexandre Pascoal é, desde agosto de 2011, presidente do Conselho de Administração do Teatro Micaelense. Licenciado em Sociologia, pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa e com um Master Executivo em Gestão Estratégica, exerceu funções de deputado, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, entre 2008 e 2011.
Do seu currículo profissional, destaca-se a direção de produção do Teatro Micaelense (2003/2008); Assistente de produção do Festival MusicAtlântico, sob a direção artística de Gabriela Canavilhas (1999/2007); Membro da direção da ADA - Academia das Artes dos Açores (2001/2003); Sócio fundador da MUU - Produções Culturais (2001/2008), empresa responsável pela edição da ‘Revista :ILHAS’ (e do blog com o mesmo nome), pela conceção da ‘MUU Coleçam’ (t-shirts estilizadas com frases idiomáticas da ilha de São Miguel), pela organização de diversos concertos na área do jazz e de ciclos de cinema, com destaque para o ‘MACAQUINS - Mostra de Cinema de Animação de São Miguel’ e a extensão do ‘Fantasporto’, e de várias exposições, com destaque para a digressão nacional da instalação/exposição ‘Voyager 03’ (projeto da Bienal de Lisboa -Experimentadesign2003) e para a extensão a Ponta Delgada da itinerância da ‘World Press Photo’ (2007 e 2008). É, desde há muito, colaborador regular da imprensa regional e, neste momento, mantém uma coluna quinzenal no Açoriano Oriental.
CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.