Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição virtual e catálogo digital - "Paleografia versus Caligrafia"

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2020-08-04 até 2020-09-30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pretendendo dar continuidade à realização de mostras documentais, com o intuito de promover os seus arquivos e respetivos conteúdos, abriu ao público, a 2 de março último, uma mostra documental intitulada “Paleografia VERSUS Caligrafia – A escrita em documentos de quinhentos a novecentos”.

Programada para ficar patente até 3 de maio, a mostra acabou por não poder ser vista durante a maior parte desse período, devido ao encerramento da instituição, pelas razões que de todos são conhecidas, a partir de 13 de março.

Embora a reabertura institucional tenha tido lugar a 25 de maio e sido prolongado o período de permanência desta mostra, a verdade é que a divulgação se tem mantido relativamente restrita, dadas as novas condições de acesso ao edifício e a muitíssimo menor circulação de público. Removida a 30 de junho, para dar lugar a outro evento, foi possível catapultá-la para ambiente digital, numa colaboração entre a Divisão de Arquivo e o Departamento de Eventos e Comunicação, que se considera deveras produtiva e que permite, não só uma divulgação muitíssimo mais abrangente e perene, como a inclusão de um conjunto bastante mais alargado de documentos que a exiguidade do espaço físico de exposição não comportava.

Esta mostra apresenta documentos antigos, que se consideram da área da paleografia, mas cuja leitura é fácil e intuitiva, em contraponto a outros, recentes, nos quais se revela notoriamente difícil a leitura da caligrafia dos seus autores.

Estão incluídos, é certo, documentos cuja escrita, designada como paleográfica, é de leitura difícil e exige muita atenção, releituras, pausas e novas tentativas de leitura. Isto, claro, para além de habilidade natural, capacidade de retenção do que se visualizou em anteriores leituras, acumulação dessa aprendizagem, bem como análise e comparação do que está escrito. O reconhecimento dos formulários usados, das abreviaturas e da construção das frases apoiam a compreensão do que nem sempre está evidente na leitura do que foi escrito.

Mas são também apresentados, de forma intencionalmente provocatória, documentos muito mais recentes – para os quais já não se pode, portanto, falar em paleografia e, sim, em caligrafia –, em que a escrita é de difícil leitura.

Quer se trate de documentos produzidos no âmbito de atividades oficiais, pelos escrivães de entidades públicas ou religiosas, por tabeliães nas suas funções notariais e de escrivania, ou pelos párocos – fosse uma chancelaria régia, um cartório ou uma igreja paroquial –, quer, em contrapartida, da correspondência entre particulares, assim também variavam as formas de escrita e os modelos e formulários seguidos.

Estão incluídos documentos do acervo do Arquivo Regional de Ponta Delgada, de um espaço de 440 anos, com datas de 1516 a 1956, pertencentes a diferentes fundos documentais de natureza pública ou privada, arquivos de entidades oficiais, religiosas, famílias e pessoas.

Perante as incertezas e os condicionamentos agora impostos, o desafio lançado ao Departamento de Eventos e Comunicação deu azo à apresentação desta mostra, de forma virtual, através da plataforma Artsteps da Dataverse Ltd, com tecnologias 3D VR (Virtual Reality – Realidade Virtual) e otimização para dispositivos mobile com o download, gratuito, da aplicação Artsteps, quer na Google Play quer na App Store. Poderá ser sempre visitada no sítio web institucional https://bparpd.azores.gov.pt/acervo/paleografia-versus-caligrafia/, perdendo, todavia, o destaque, a partir do final do próximo mês de setembro.

Como elemento de ligação e para permitir uma visualização, ao pormenor, do conteúdo documental, foi criado um catálogo digital e interativo, com o recurso online, Fliphtml5.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 30 50 40
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.