Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Dia aberto do Arquivo

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2020-09-18

Data: 18 de setembro

Local: https://bparlsr.azores.gov.pt/

Público-alvo: População em geral

 

 O “Dia aberto do Arquivo” promovido pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro volta a acontecer no dia 18 de setembro, mas agora em formato virtual no sítio web da instituição.

 Nesta iniciativa será destacado o fundo documental da Capitania Geral dos Açores, onde estará disponível para consulta alguma da diversa documentação que o integra.

 A Capitania Geral dos Açores era encabeçada por um Capitão General com o título majestático de Governador e Capitão General dos Açores, com alargada jurisdição administrativa, judicial e militar sobre todas as ilhas do arquipélago. Esta estrutura político-administrativa foi criada por Decreto a 2 de agosto de 1766 e extinta pelo Decreto de 4 de junho de 1832, assinado em Ponta Delgada por D. Pedro IV. Contudo, já anteriormente, em 1828, a Capitania Geral deixara de exercer as suas valências, devido aos movimentos revolucionários que levariam à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).

 A iniciativa “Dia Aberto do Arquivo” divulga, desta forma, os fundos do Arquivo Regional de Angra do Heroísmo promovendo a salvaguarda, valorização, divulgação, acesso e fruição do património arquivístico à sua guarda.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.