Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


We never say never

  • Exposições/Exhibitions
  • Vaga - Espaço de Arte e Conhecimento
  • 2020-12-11 até 2021-02-14

Exposição

We never say never

11 dez - 14 fev

 

Alice Albergaria Borges - António Branco & Riccardo T - Bárbara Jasmins - Beatriz Brum - Carolina Maçarico - Carolina Sales Teixeira - Isabel Madureira Andrade - Isabel Medeiros - Joana Albuquerque - Joana Franco - João Amado - João Miguel Ramos - Luís Brum - Margarida Andrade - Mariana Sales Teixeira - Rita Bolieiro - Rita Sampaio - Sofia Caetano

 

Curadoria Jesse James



Em 1984, os Alphaville imortalizavam a juventude em “Forever Young”, entre desejos de eternidade, a procura de um propósito na vida e a consciência da morte. A canção, escrita na Alemanha em plena guerra fria, partilha numa das estrofes “Let us die young, or let us live forever / We don’t have the power, but we never say never”, assumindo a sua distância do poder e das instituições, mas deixando claro que há movimentos de resiliência, simultâneos e paralelos, capazes de reagir e responder a inquietações sociais, políticas e culturais.

“Não ter o poder” nunca impediu o processo de se pensar outras estruturas e economias de produção, inclusive no sistema artístico. Se muito, motiva a reflexão e a mudança, onde reclamar por novos espaços é trabalhar pela sua visibilidade e pela criação de um debate intergeracional que recusa lógicas de permanência, para valorizar a interpretação, transferência, apropriação e reinvenção de ideias, normas e processos. É aqui que estamos, enquanto geração e coletivo, a nunca dizer nunca e a começar, a questionar, a procurar e a trabalhar por outros lugares de possibilidade e alternativa. De inscrição.

Pensar a vaga é procurar formas de amplificar estas novas vozes e destacar as suas pronúncias, inspirando processos de programação que se criam em comum. Esta temporada faz-se com artistas e participantes que pensam e produzem as artes e a cultura a partir do arquipélago. Nasceram todos depois de 1984, são das ilhas e estão ligados ao mundo pela universalidade das suas práticas, ideias e afetos.

CONTACTOS PROMOTOR:

vaga - espaço de arte e conhecimento
Travessa das Laranjeiras 51
9500-318 Ponta Delgada

vagapdl.org
info@vagapdl.org / +351 968 913 539

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.