Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Nove séculos de amoedação portuguesa - A doação de Luís Filipe Thomaz

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2021-07-01 até 2021-12-31

Nove séculos de amoedação portuguesa
A doação de Luís Filipe Thomaz - primeira parte
2.º Momento da Exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico

_
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 1 de julho, pelas 21h00, a mostra Nove Séculos de Amoedação Portuguesa — A doação de Luís Filipe Thomaz — primeira parte, a qual será complementada por uma comunicação do colecionador intitulada “Eu e a minha Coleção de Moedas”.
Tendo como núcleo moedas herdadas dos tios, algumas das quais doadas por D. Luís, o rei numismata, com destaque para um belíssimo real de prata de 10 soldos de D. Fernando I e uma soberba dobra de D. João V, a coleção foi meticulosamente constituída de acordo com critérios que refletem uma perspetiva que, mais do que a de um numismata, foi a de um historiador, valorizando a moeda, sobretudo, enquanto testemunho de uma época, de uma situação política ou de um contexto cultural e a quem, por isso, não interessaram singularidades nos cunhos ou datas insólitas.
Ligado à ilha Terceira por relações genealógicas, estabeleceu também com Angra do Heroísmo ligações afetivas, dado que a frequenta desde 1959. Contudo, é primordialmente a tradição cosmopolita desta cidade que, durante pelo menos três séculos, foi escalada por embarcações provenientes da India e do Extremo Oriente, do Brasil, da costa africana e da América Espanhola, que vai justificar esta magnânima oferta de inestimável valor cultural ao Museu de Angra do Heroísmo.

CONTACTOS PROMOTOR:

Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt/exposicoes-temp/2021/05-9sec-amoedacao/exposicao.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.