Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grupo de Colaboradores do Ecomuseu do Corvo

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2021-09-07 até 2021-12-31
Os Grupos de [colaboradores] de Museus e Monumentos são associações sem fins lucrativos, constituídos por pessoas individuais ou coletivas que decidem desenvolver iniciativas e atividades em prol do estudo, inventário, preservação e valorização dos bens imóveis e móveis geridos pelas entidades museológicas e patrimoniais.

De um modo geral, [estes  Grupos] , através do trabalho voluntário e do mecenato, têm como objetivos da sua atividade o enriquecimento das coleções, a promoção de investigação, a realização de exposições, a edição de publicações, o desenvolvimento de ações de formação, a defesa do património próprio e o existente nas áreas envolventes de museus e monumentos e a cooperação com outras entidades empenhadas na defesa e valorização do Património Cultural.
                                                                                                                                           in, Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)

Consideramos, assim, da máxima importância  a criação e dinamização de um grupo de colaboradores do Ecomuseu do Corvo que possa dar um contributo para o desenvolvimento local, preservação e valorização do Património e da Memória Histórica da ilha do Corvo. Um Património que é de todos nós!
Se quiser fazer parte deste grupo preencha, por favor, o presente formulário.  O tratamento dos dados pessoais será limitado à finalidade para a qual os dados são recolhidos. 

Objetivos:

  • Divulgar o projeto do Ecomuseu e o Património corvino nas suas múltiplas vertentes e dimensões;
  • Criar uma rede de colaboradores que possa contribuir, de acordo com as suas aspirações, conhecimento e experiência, para o trabalho do Ecomuseu;
  • Assegurar o envolvimento da comunidade nos processos ecomuseológicos;
  • Incentivar à apropriação consciente do Património, por parte da comunidade que é sua herdeira.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sendo este um Museu de Território, onde a Comunidade é a protagonista, é nosso dever garantir e incentivar o envolvimento desta, pois também eles são os atores no processo dinâmico que é o Ecomuseu. Assim, propõe-se a criação de uma "rede de amigos e colaboradores" que se vá alargando continuamente, e que inclua todos aqueles que entenderem colaborar e trabalhar com a equipa do Ecomuseu nas várias ações e projetos que se pretendem desenvolver. Estes amigos e colaboradores podem contribuir, também,  com ideias de projetos que possam promover a valorização, salvaguarda e transmissão do património corvino, com vista ao desenvolvimento local que o Ecomuseu prevê.
As “novas” práticas museológicas e, em particular, o nosso Ecomuseu tem assumido um papel importante na conservação e valorização do património natural e cultural nas suas diferentes vertentes e, também, nos processos de desenvolvimento do território que se vão alargando continuamente, e que incluam todos aqueles que entenderem colaborar e trabalhar com a equipa do Ecomuseu.  O Ecomuseu do Corvo assume-se como um verdadeiro centro de conservação da Memória e da Identidade cultural da Ilha do Corvo e dos seus habitantes. O seu contributo e colaboração são muito importantes para o Ecomuseu, pois o Ecomuseu somos todos nós! 


Obrigada por colaborar e contribuir para que o Ecomuseu do Corvo prossiga a sua Missão!

A equipa do Ecomuseu do Corvo

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://www.facebook.com/museudoterritorio/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.