Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontros Regionais "Francisco Ferreira Drummond”

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Todos
  • 2021-09-17 até 2021-10-29

Encontros Regionais "Francisco Ferreira Drummond” em quatro ilhas

 

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 17 de setembro, 9, 16 e 29 de outubro, a realização dos “Encontros Regionais Francisco Ferreira Drummond”, nas ilhas Terceira, Flores, Faial e S. Miguel, respetivamente, integrados no projeto de âmbito regional vencedor do Orçamento Participativo dos Açores em 2019, dedicados à vida e obra do historiador terceirense.

Além dos “Encontros Regionais Francisco Ferreira Drummond”, o projeto compreende ainda a edição fac-similada do primeiro livro de Drummond, “Memoria Historica da Capitania da Muito Notavel Villa da Praia da Victoria” (1846), e a investigação sobre a dimensão regional da sua obra, da responsabilidade do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Cada um dos quatro encontros contarão com a apresentação da conferência “A História como ciência, o contributo de Francisco Ferreira Drummond”, proferida por Avelino de Freitas de Meneses, além da apresentação da referida obra por António Bento Barcelos.

Assim, o Encontro que se realizará no dia 17 de setembro, decorrerá, pelas 19H00, na Biblioteca pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, no âmbito do decurso da “I Feira do Livro” da Direção Regional da Cultura; o segundo Encontro acontecerá do dia 9 de outubro na Biblioteca pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, pelas 21H00; o terceiro a 16 de outubro, no Museu das Flores, pelas 21H00; e o último Encontro realizar-se-á na Biblioteca pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 21H00.

Avelino de Freitas de Meneses nasceu, em 1958, na vila das Lajes da ilha Terceira e reside, desde 1978, em Ponta Delgada, para onde se transferiu, a fim de frequentar o então Instituto Universitário dos Açores. Aqui concluiu a licenciatura em História em 1981, ingressando na carreira docente universitária, tendo sido o 1.º aluno da Universidade dos Açores a alcançar, em 1992, o grau de Doutor, em 2000, a nomeação como Professor Catedrático e, em 2003, a eleição para Reitor.

Como historiador, o seu labor incide nas épocas moderna e contemporânea, vertido em estudos de caráter local, regional e geral. É possuidor de uma bibliografia extensa, sendo autor, coautor, diretor ou organizador de uma vintena de livros e autor de quase uma centena e meia de artigos, insertos em publicações da especialidade.

De 2003 a 2011, desempenhou funções de Reitor da Universidade dos Açores; e entre 2014 a 2020, as de Secretário Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

António Bento Fraga Barcelos, nascido em Angra do Heroísmo, em 1955, e aqui residente, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 1975 e 1980, tendo concluído uma pós-graduação em Direito Regional, em 2000.

Iniciando a sua vida profissional como professor de História, ingressou, em 1982, na então Direção Regional dos Assuntos Culturais, na carreira de técnico superior, tendo exercido, durante cerca de duas décadas, outras funções como as de Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Administração Pública, e do Secretário Regional da Saúde e Segurança Social, bem como de Diretor Regional da Segurança Social e de Secretário Regional da Educação e Cultura.

Foi deputado à Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, durante 4 mandatos, e à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, entre 2000 e 2004, onde também ocupou o cargo de vice-presidente. Foi ainda vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, entre 2002 e 2005; presidente da União Regional das Misericórdias dos Açores, entre 2015 e 2018, desempenhando, desde 2014 e até ao presente, as funções de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Tem publicado nos Boletins do Instituto Histórico da Ilha Terceira, do Instituto Açoriano de Cultura e do Núcleo Cultural da Horta, sobre temáticas de História Institucional e Política.

CONTACTOS PROMOTOR:

E-mail: [email protected]

Linha Verde do Governo Regional dos Açores: 800 500 501
Sítio: www.op.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.