Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conversas na Biblioteca - Parentalidade - Stress e Direito à Preguiça, com Mário Cordeiro

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-10-15 às 18:00

 

Conversas na Biblioteca

- Parentalidade -  Stress e Direito à Preguiça, com Mário Cordeiro

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro volta a promover “Conversas na Biblioteca” com a participação do pediatra Mário Cordeiro, no próximo dia 15 de outubro, pelas 18h00.

“Parentalidade -  Stress e Direito à Preguiça” é o tema desta sessão, na qual o convidado abordará o ritmo de vida atual e o inerente stresse que assola os pais, ao procurarem conjugar o trabalho, o lazer, as atividades letivas, as deslocações, a utilização de ecrãs, as atividades desportivas, e o espaço para o acesso ao livro e à leitura.

Dirigida a pais, a educadores, a professores e aos demais interessados neste tema, esta iniciativa que, segundo Mário Cordeiro, “se deseja participada e motivante”, visa explorar “a importância de viver em registos adrenalínicos, mas também endorfínicos, em que se misturam o ter e fazer com o ser e o estar”.

Presença habitual em palestras sobre temas como a parentalidade e a educação, o autor do livro “Pais Apressados, Filhos Stressados” é o próximo convidado da iniciativa “Conversas na Biblioteca”, atividade que vem decorrendo ao longo do ano, e através da qual se pretende trazer à discussão diferentes assuntos merecedores de reflexão e de desmistificação por especialistas das mais diversas áreas.

Garanta a sua presença neste evento através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

 

 

Biografia Mário Cordeiro: Professor de pediatria e de saúde pública, escritor. 

Nascido em 1955, residente em Lisboa.

Dedicou-se ao ensino, à pediatria social e comunitária, tendo sido membro e relator das Comissões Nacionais de Direitos da Criança, de Saúde da Mulher e da Criança e das Boas Práticas em Instituições Residenciais. Foi especialista da DGS, diretor do Observatório Nacional de Saúde, presidente da European Society for Social Paediatrics, da Sociedade Portuguesa de Pediatria Comunitária e da Associação para a Prevenção da Segurança Infantil, para além de membro da direção de múltiplas organizações e associações em prol dos direitos e da promoção do bem-estar de crianças e adolescentes.

É assessor da Provedoria dos Animais da Câmara Municipal de Lisboa.

Publicou cerca de 60 livros, alguns dirigidos a pais e educadores, outros para crianças e também romances, poesia e dramaturgia. Dois dos seus livros de poesia são dedicados aos Açores: “Ilhas Atlânticas - Melodia a Nove Cores” e “Aconteço um Gin no Peter”.

É melómano e amante da literatura.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.