Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Festa. Fúria. Femina. - Obras da Coleção FLAD | Programa Serviço de Mediação

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2022-05-21 até 2022-09-04

Festa. Fúria. Femina. - Obras da Coleção FLAD

Programa Paralelo | Serviço de Mediação

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento apresentam Festa.Fúria.Femina – Obras da Coleção FLAD, entre os dias 20 de maio e 4 de setembro. A exposição reúne 146 obras selecionadas pelos curadores António Pinto Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens e que são agora apresentadas pela primeira vez nos Açores. Paralelamente à exposição, o Serviço de Mediação do Arquipélago desenhou uma programação com propostas de atividades:

Dinâmicas e práticas artísticas – sessões sobre Arte Contemporânea

21 mai | Sandra Vieira Jürgens

28 mai | Gabriela Albergaria

04 jun | Susanne S.D. Themlitz

11 jun | Paulo Brighenti

03 set | António Pinto Ribeiro

11h00 – 12h30

Público-alvo | a partir dos 16 anos

A coleção da FLAD, que dá corpo à exposição Festa, Fúria, Femina. – Obras da Coleção FLAD, incorpora obras de arte contemporânea de artistas de várias geografias, géneros e linguagens. Esta diversidade e a forma como se cruzam, cria (uma pequena parte de) um mapa que constitui o que é hoje o panorama artístico. Nestas sessões, curadores e artistas falarão de dinâmicas e metodologias de trabalho.

Informações e inscrições através do e-mail [email protected]

 

Workshop de Desenho com artistas da coleção da FLAD

04 jun | Susanne S.D. Themlitz

11 jun | Paulo Brighenti

14h30 – 17h30

Público-alvo | a partir dos 16 anos

O exercício do desenho é transversal a todas as linguagens artísticas. Ao longo de duas tardes de sábado, dois artistas com obras na exposição irão partilhar como é que o desenho ganha forma na sua prática, materializa uma ideia, processo de construção e prática diária… E irão desafiar os participantes, neste workshop, a desenvolver um exercício com base no seu trabalho e na sua própria forma de encarar o desenho.

Informações e inscrições através do e-mail [email protected]

 

Curso de Verão

26 a 29 de julho

Das 10h00 às 13h00 dias 26 e 28* | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00 dias 27 e 29*

*(horário sujeito a alterações)

Ao longo de 4 dias, os participantes deste curso de Verão irão participar em várias sessões em torno da investigação e desenvolvimento de um projeto, tendo como base pontos-chave explorados na exposição Festa, Fúria, Femina. As sessões terão um caráter exploratório e decorrerão no Arquipélago, mas também fora dele, em diálogo com vários espaços da ilha.

 

Open Call – Bolsas para Curso de Verão

Candidaturas abertas de 30 de maio a 3 de julho

A Escola de Verão foi desenhada de modo a proporcionar aos participantes a possibilidade de terem contato com processos de prática artística a partir do trabalho de vários artistas presentes na exposição Festa. Fúria. Femina. – Obras da coleção da FLAD.

De modo a facilitar o acesso à Escola a pessoas residentes em ilhas que não São Miguel, disponibilizamos 2 bolsas que incluem o valor da 1 viagem (interilhas) ida e volta e estadia durante o período do curso. As bolsas são financiadas pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Em breve, todas as informações sobre as condições de participação e acesso estarão disponíveis no website do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.