Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Evocação do Doutor Gaspar Fructuoso, no âmbito das comemorações dos 500 anos do seu nascimento

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2022-08-01 até 2022-08-31

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe mais um “Documento Histórico do Mês” e uma “Raridade da nossa Biblioteca”, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura da BPARJJG durante o mês de agosto de 2022.

 

No contexto da Evocação do Doutor Gaspar Frutuoso, no âmbito das comemorações dos 500 anos do seu nascimento, o documento apresentado é um artigo publicado em 1932, no periódico portuense Portucale. Revista ilustrada de cultura literária, scientífica e artística, intitulado “Ainda o Fantástico 5.º Centenário do Descobrimento dos Açores”, de autoria do historiador e genealogista hortense, António Ferreira de Serpa (1865-1939). Este texto é uma sequência de outro, publicado no n.º 11 do mesmo periódico pelo autor: “Frei Gonçalo Velho e o Fantástico Quinto Centenário dos Açores em 1932”. Neles é contestada a data, historiograficamente aceite até então, com base na crónica de Frutuoso, da descoberta do arquipélago, em 1432 por Gonçalo Velho Cabral.

 

A “Raridade” da biblioteca selecionada é a edição de 1873 do manuscrito das “Saudades da Terra”, que trouxe à luz o Livro II – Porto Santo, Madeira, Desertas e Selvagens -, com trinta notas de Álvaro Rodrigues de Azevedo e uma síntese histórica escrita para o Dicionário Universal de Português Ilustrado de Fernandes Costa.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Walter Bensaúde, 14
9900-142 Horta

Telefone: 292 202550
Fax: 292 391344

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: https://bparjjg.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.