Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


REVELAR // II ESTAÇÃO DO CICLO DE EXPOSIÇÕES LUGARES DO SAGRADO

  • Exposições/Exhibitions
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios da Fajãzinha
  • 2022-09-24 até 2023-09-24

REVELAR

II ESTAÇÃO DO CICLO DE EXPOSIÇÕES LUGARES DO SAGRADO

 

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – Fajãzinha (Lajes das Flores)

24.09.2022 – 24.09.2023

 

REVELAR corresponde à II Estação do ciclo de exposições LUGARES DO SAGRADO, tendo a sua conceção sido ajustada à espacialidade setecentista da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios da Fajãzinha, estruturando-se essencialmente num itinerário de descoberta.

O roteiro expositivo faz confrontar o visitante com um conjunto de bens patrimoniais, móveis e integrados, que habitam as várias áreas de acesso público do imóvel, através da oferta de um olhar de revitalização da Memória, disponibilizando conhecimento sobre uma herança cultural que nos é comum: as expressões artísticas resultantes das práticas espirituais religiosas.

A exposição é, assim, o resultado de um trabalho de seleção, estudo e análise de um conjunto muito diversificado de objetos artísticos e litúrgicos, pertencentes ao acervo desta igreja que, até 1850, foi a Matriz das Fajãs. São colocados em destaque 73 elementos patrimoniais, que abordam o edifício arquitetónico, as alfaias litúrgicas, entre as quais têxteis, ourivesaria, mobiliário, e, ainda, imaginária, retabulística, aflorando também alguns aspetos iconográficos, como os que se inscrevem no conjunto de pintura mural e pintura sobre madeira existente na capela-mor.

Propõe-se um contributo, através do conhecimento, para a afirmação de um património cuja riqueza reside na diversidade dos valores que lhe estão inerentes: histórico, artístico, simbólico. Se grande parte dos bens ainda cumpre a sua função religiosa, há também alguns elementos desativados da sua funcionalidade original, estando, há várias décadas, arredados dos olhares do público, e que, nesta exposição, se colocam em evidência.

Não será esquecido também o contexto único, onde se insere o imóvel: o território mais ocidental da Europa, reconhecido pela UNESCO, desde 2009, como Reserva da Biosfera, sendo de ressaltar, para além da imponente paisagem natural e sua biodiversidade, a relação entre Homem e Natureza, em particular, no uso sustentável dos recursos naturais, dimensão que será também abordada nalguns aspetos da exposição.

REVELAR acontece no âmbito de duas importantes celebrações:

– por um lado, as Jornadas Europeias do Património 2022, iniciativa do Conselho da Europa e Comissão Europeia, de estímulo do diálogo e da diversidade culturais, como momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado, subordinadas ao tema «Património Sustentável», com o objetivo de incentivar o papel ativo das comunidades e do Património cultural no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente;

– por outro, o Centenário de Pedro da Silveira (1922-2022), notável escritor florentino e açoriano, que se dedicou também à História, em particular, da sua ilha natal, sendo de destacar, no presente contexto, o estudo Para a História do Povoamento das Ilhas das Flores e do Corvo com três documentos inéditos (1960), e a sua colaboração na obra Anais do Município das Lajes das Flores (1970), trabalhos onde deu a conhecer factos marcantes para o conhecimento da história da igreja em apreço.

 

ABERTURA AO PÚBLICO

24 de setembro, sábado, 16h00

 

OUTRAS DATAS RELEVANTES

Lançamento do catálogo e da visita virtual: data a anunciar em breve.

 

HORÁRIOS DE ABERTURA *

Todos os dias: 9H-18H

 

DATA DE ENCERRAMENTO AO PÚBLICO

24 de setembro de 2023

 

* ACESSO LIVRE GRATUITO.

Adverte-se que o acesso à sacristia é limitado, condicionado à disponibilidade dos zeladores e membros da Comissão dos Assuntos Económicos, para abertura de porta. Recomenda-se assim a marcação de visitas através do número: 925997926.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional dos Assuntos Culturais
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]

Ilha: Flores
Concelho: Lajes das Flores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.