Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Clube de Leitura

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2022-12-12 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove mais um encontro do Clube de Leitura, a ter lugar no dia 12 de dezembro, pelas 18h00 na Sala Multimédia.

A obra O Silêncio dos Livros de George Steiner é o ponto de partida para a conversa em torno dos livros. A moderação da sessão será feita por Pedro Arruda, que fez a escolha do livro para esta sessão.

Em O Silêncio dos Livros, George Steiner analisa a gradual fragilidade da escrita, debruçando-se sobre aqueles que quiseram e querem o fim do livro. O autor critica o aumento da intolerância numa sociedade, supostamente, mais esclarecida.

Francis George Steiner nasceu em França. em 1929. Autor de vários livros e artigos, também trabalhou como critico literário e Professor na Universidade de Cambridge e Genebra. É considerado pelos críticos como uma das “grandes mentes do mundo literário da atualidade". Faleceu no Reino Unido em 2020.

Pedro de Mendoza y Arruda Oliveira Rodrigues, empresário, natural de Lisboa, reside nos Açores desde 1998 onde desenvolve atividades nas áreas do turismo, agricultura, associativismo, defesa do património, cultura, ambiente e comunicação. Licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (1992-1997), possui formação em Desenho, Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes (1992-1995); Literatura, Curso de Viva Voz - introdução à poesia e literatura portuguesas contemporâneas na Universidade Nova de Lisboa (1995); e Estudos Olisiponenses pela Universidade Autónoma de Lisboa (1994).

Publicou dois livros de poesia: 15 Poemas de Amor e um Divertimento; Um Dia Tudo Será Mar Outra Vez; um livro de ensaio Tudo o que Não se Pode Dizer e, mais recentemente, a coletânea de crónicas Café Royal, coligindo quatro anos de escrita semanal para o jornal  Açoriano Oriental entre 2017 e 2021. Tem, ainda, diversos textos publicados em revistas e antologias.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.