A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 14 de abril a 30 de junho, a exposição “Traços Rurais”, de Ana Bela Mendonça.
A exposição assinala os 34 anos de carreira artística da pintora, com um conjunto de 12 desenhos feitos a tinta-da-china, nos quais é possível contemplar o domínio exímio da técnica, no traço preciso e delicado que dá forma aos diferentes aspetos que constituem a realidade rural das ilhas. As paisagens, a arquitetura açoriana com a sua singularidade expressa nas casas e nos palheiros construídos com pedra vulcânica, o equilíbrio entre a presença humana e o mundo animal, são alguns dos aspetos captados pela mão da artista. Os visitantes poderão redescobrir estes lugares nostálgicos, muitos deles emersos na memória coletiva açoriana.
A inauguração desta iniciativa será no dia 14 de abril pelas 18h00, na zona expositiva de entrada da BPARLSR, onde estará patente.
Ana Bela Mendonça
Ana Bela Ávila Vasconcelos de Mendonça é natural de Angra do Heroísmo, cidade onde nasceu e estudou. A sua paixão pelo desenho começou aos 11 anos com o estudo e a utilização da técnica de tinta-da-china.
Em 1991 frequentou os cursos formativos de desenho e pintura na Casa da Cultura, sob a orientação do professor Vítor Reis. Durante esse período aprofundou a técnica e o domínio dos materiais artísticos.
Os primeiros trabalhos refletem influências dos movimentos da Arte Moderna expressos em algumas das suas obras que integram coleções particulares.
Em 1998 realizou a sua primeira exposição de pintura, a título individual, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, tendo feito, a partir desta data, por convite de diversas entidades, várias exposições em galerias e outros espaços públicos, quer na sua ilha como em Lisboa. Durante algum tempo esteve sob a orientação do arquiteto Alberto Soeiro.