Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Da tosquia à Meada - Formação na área do trabalho e tingimento da Lã

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2023-06-05 até 2023-06-09 às 17:15

No âmbito da implementação do projeto sobre o ciclo da lã o Ecomuseu do Corvo irá promover, em articulação com o CADA - Centro de Artesanato e Design dos Açores,  a 1. ª edição da formação na área do trabalho e tingimento da lã, que   irá decorrer entre os dias 05  a 09 de junho de 2023, em horário pós-laboral, no Pavilhão Multiusos do Corvo. O horário será definido na 1.ª sessão que irá decorrer no dia 05 de junho. Esta 1.ª sessão terá início às 17h15. 
Para fazer a sua inscrição solicitamos o preenchimento da presente ficha,  até ao dia 30-05-2023.
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=GHerFHE-GUCJClTtm5L5iptPax3ujQNMh6ZX6QrroxtUMjI1MjRGWVZBUzhLMkU1RTZWSkQzUUxXUy4u  
A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.
Esta é também uma formação promovida em articulação com o CADA - "Hora do Ofício" que visa essencialmente promover e incentivar a transmissão do saber-fazer das atividades artesanais tradicionais dos Açores e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação e a criatividade na produção artesanal.

Plano de trabalho:

. Seleção da lã após a tosquia

. Lavagem da lã

. Cardação e penteação

. Iniciação à fiação

. Princípios da tinturaria natural

. Mordentagem da lã

. As principais plantas tintureiras

. Tingimentos com algumas plantas tintureiras

O curso, de 20 horas, é gratuito, está limitado a 10 inscrições e será ministrado por Guida Fonseca uma formadora com reconhecido trabalho e experiência na área, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português. Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do Património e das tradições corvinas. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Ecomuseu do Corvo -
Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://ecomuseu-corvo.cultura.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.