De 25 de novembro até 3 de março do próximo ano estará disponível ao público, no Museu da Horta, Colégio dos Jesuítas, a exposição temporária “Da Botica à Farmácia”.
Nesta exposição realizada em parceria com a Farmácia Lecoq, será possível conhecer o acervo privado daquela farmácia e alguns dos seus elementos integrantes e curiosidades, bem como uma homenagem ao profissional, que é o farmacêutico.
O instinto conduziu o homem primitivo à procura e distinção de plantas e de substâncias de origem animal e mineral, desenvolvendo sistemas terapêuticos que combinavam elementos empíricos, racionais, mágicos e religiosos.
Com a evolução do pensamento, da ciência e das noções de saúde pública ao longos dos séculos, o Boticário e a Botica, dos primórdios da história, emancipa-se da medicina e dá lugar ao Farmacêutico e à sua Farmácia, afastando-se dos tratamentos galénicos de origem vegetal para tratamentos com base em processos químicos, descobrindo novas substâncias e novas forma de prevenir e tratar doenças.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAcores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.