Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CONTEMPLAR | Concerto Compositores do Século XX

  • Música/Music
  • Igreja de Santa Luzia
  • 2024-07-26 às 21:00

A Direção Regional da Cultura no âmbito do encerramento da exposição CONTEMPLAR, promove o concerto "Concerto Compositores do Século XX", no próximo dia 26 de julho de 2024 pelas 21:00 na Igreja de Santa Lúzia em Angra do Heroísmo.

Compositores do Século XX

A ideia de dedicar este concerto aos Compositores do Século XX, pretende não só trazer a público obras pouco escutadas para esta formação, mas também a apresentação de linguagens composicionais distintas, apesar da época de composição ser, temporalmente, idêntica. Assim, neste concerto escutaremos obras de Jacques Ibert, Mel-Bonis, Astor Piazzolla, Georges Brun, John Rutter e Dmitri Schostakovich. 
O concerto inicia-se com Jaques Ibert, compositor Francês nascido em Paris em 1890.  A obra que iremos escutar, Deux Interludes, tem proveniência na música incidental de Ibert, que ele escreveu para a peça “O Sedutor” de Lilar, aparentemente uma versão feminista da icónica história de Don Juan. O primeiro interlúdio é um minueto atemporal, totalmente francês, lento, equilibrado, delicado e levemente melancólico. O segundo interlúdio é totalmente espanhol, uma dança andaluza! O piano destaca-se neste andamento, com partes que fazem lembrar a guitarra flamenca. 
Segue-se a Suite para Flauta, Violino e Piano de Mel-Bonis. Mel-Bonis (Melanie Helene Bonis) nasceu em Paris em 1858. A Suíte que aqui se apresenta data de 1903 e divide-se em três andamentos. O primeiro, Serenata, é um andamento num estilo mais lento e triste. O título do segundo andamento, Pastorale, descreve bastante bem o clima que a música evoca. Representa nesta obra uma espécie de continuação do primeiro andamento. Por sua vez, o terceiro e último andamento, o Scherzo, é um caso muito diferente – é enérgico, lúdico e o seu humor é contagiante. 
Para violino e piano escutaremos dois temas do grande compositor e bandoneonista Astor Piazzolla e de seguida, para flauta e piano, escutaremos o Romance de Georges Brun e o Prelude (primeiro andamento) da Suite Antique John Rutter. 
Por fim, e já novamente em trio, escutar-se-á Dmitri Shostakovich, compositor russo cuja importância da sua obra fez dele um dos maiores compositores do século XX. As cinco peças que se apresentam resultam de arranjos realizados pelo compositor russo Levon Atovmyanm, de excertos de obras que Shostakovich escreveu para cinema e ballet, de que são exemplo: The Gadly, The Human Comedy e The Limpid Stream. 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.