De entre a diversidade de tipologias documentais que podem encontrar-se nos arquivos de família e pessoais, as fotografias e representações iconográficas em geral chamam sempre a atenção pelas suas características, enquanto que os documentos textuais, eminentemente valiosos pelo seu conteúdo, exigem análise mais detalhada e, quase sempre, munida de conhecimento relativo à caligrafia e à redação.
Como documento deste mês, apresenta-se uma fotografia (prova fotográfica em albumina) pertencente ao Arquivo Tavares Carreiro, mais propriamente à secção que reúne documentos relativos à sua mulher, Georgina Pamplona Forjaz, e que ilustra uma atividade ainda hoje praticada e apreciada nos meses de Verão, o piquenique. Aliando o momento de refeição ao convívio em família e amigos num ambiente rodeado de natureza, a prova escolhida evidencia a longa duração deste ritual de veraneio. Nela vemos os principais componentes de um piquenique, de uma forma algo encenada: a refeição ao centro, o grupo em redor e o ambiente de mata, local ainda escolhido na atualidade, embora agora munido de estruturas para facilitar a refeição, como mesas, coberturas, zonas de churrasco e lavatórios com água potável. O convívio parece ser acompanhado ao som de música de um bandolim e de um banjo, uns escolhendo relaxar e outras bordar.
Esta prova encontra-se inserida num álbum de família que certamente pertencia a Georgina Pamplona Forjaz[1]. Neste, e noutros álbuns, podem encontrar-se muitos outros retratos, individuais e de grupo, com diversas atividades como idas ao teatro (inclusive das próprias representações teatrais em cena), cortejos, jardins públicos, passeios pela ilha Terceira e por São Miguel, práticas desportivas (p.e., partida de ténis), touradas e uma pequena reportagem referente ao Carnaval de 1922 na ilha Terceira[2].
[2] Neste último caso, descrição disponível em https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1353291.
Legenda da imagem
Retrato de grupo em piquenique. Ilha Terceira, Fajãs, 13 ago. 1916.
Prova em albumina (14 x 9 cm.) colada em cartão.
Prova com data e local. Sinais de deterioração: perda de pormenor e amarelecimento geral.
BPARPD. Arquivo Tavares Carreiro, cota 01 - 462.16.
Ficha técnica
Coordenação:
Jorge Frazão de Mello-Manoel
Odília Gameiro
Pesquisa, seleção e texto:
Lia Gomes
Jorge Frazão de Mello-Manoel
Design:
Anabela Carvalho Cabral
Transferência de suporte:
Paula Rolo
Divulgação:
Anabela Carvalho Cabral
João Araújo
Sónia Freitas
Ver documento do mês