Mundo Oco
de Rosinda Costa
15 set. 2024 | 18h00
Público-alvo | Maiores de 12 anos
Ingresso | 5€
“Mundo Oco” é um espetáculo de teatro a solo que está alicerçado numa pesquisa de fundo sobre ecologia e esquecimento. Não se trata só de preocupação ambiental, mas de pós-ocupação ambiental, ou seja, o que está e o que é depois do ecocídio [desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais, Brasil, em 2015].
Rosinda Costa conta a história da morte do rio Doce e realça o desastre ambiental em Mariana (em que o derramamento de resíduos tóxicos matou 600 km de extensão do rio Doce) como um ícone catastrófico da nossa era contemporânea, transformando-o num catalisador de reflexão sobre o futuro da relação (física e espiritual) do ser humano com o planeta.
Biografia
Rosinda Costa
Lisboa, 1985. Mestre em Arte Multimédia – Audiovisuais – na Faculdade de Belas-Artes. Licenciada em Teatro – Actores pela ESTC com o curso profissional de Teatro, na Escola de Teatro de Cascais e o Curso Básico de Piano. O seu trabalho já foi apresentado em França, Portugal, Brasil, Moçambique e México. Trabalhou com Angélica Liddell, Cristina Carvalhal, Joana Craveiro, João Brites, Miguel Seabra, Natália Luíza, Nuno P. Custódio, Sofia Cabrita, entre outros, em coproduções com Arte em Rede, Comédias do Minho, Citemor, CCB, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal São Luíz, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato, Festival Escrita na Paisagem e ZDB.
Desde 2011 participa, pontualmente, em telenovelas e séries da ficção portuguesa. Colabora em projetos de ação pedagógica ministrando workshops sobre a preparação do ator, formação para professores, oficina de filosofia e colaboradora do Serviço Educativo do Museu da Coleção Moderna/Gulbenkian, dos públicos de necessidades educativas específicas.
Cocriação Biblioteca Futuro com direção artística de Manuel Henriques, O Devaneador com Pedro Caeiro, apresentado no ciclo novos artistas no Teatro Municipal S. Luiz; autora de Donde Esta La Frontera, video-performance, no Laboratorio Arte Alameda, Cidade do México, apoio GDA/Casa da América Latina e direção artística de Lan em Fuga, projeto financiado pela DGArtes numa coprodução MãoSimMão/ Vo’Arte e Mundo Oco, projeto financiado pela DGArtes numa coprodução MãoSimMão/CCB-Fábrica das Artes.