O Museu Francisco de Lacerda comemora as Jornadas Europeias do Património 2024, sob o tema Rotas, Redes e Conexões, de 20 a 22 de setembro através do seguinte conjunto de eventos e atividades:
20 de setembro (10h00-15h00): A viagem do atum
Nesta visita orientada ao núcleo museológico “O Mundo das Conservas”, exploramos as rotas do atum no Atlântico e o desenvolvimento das fábricas conserveiras nos Açores. "Atum em Movimento" revelará a influência das rotas migratórias do atum na criação de uma rede industrial na região. Descubra as inter-relações que fortaleceram a economia local e moldaram a identidade açoriana, numa viagem pela história e tradições da indústria conserveira.
Sujeito a inscrição através dos contatos: 295416323 ou [email protected]
21 de setembro (10h30): Oficina para crianças: Rotas
Nesta atividade, propomos explorar o tema das Jornadas Europeias do Património deste ano a partir da exposição “O mundo das Conservas”, patente no Museu Francisco de Lacerda. Que Rotas, redes e conexões são estas que se teceram a partir do património industrial e marítimo aqui presente? É isto que vamos descobrir nesta oficina para crianças, dos 5 aos 12 anos, recorrendo à imaginação, artes plásticas e muita criatividade.
Sujeito a inscrição através dos contatos: 295416323 ou [email protected]
22 de setembro: As pinturas da Igreja de Santa Bárbara (visita virtual)
A partir desta atividade, na Igreja de Santa Bárbara, realizar-se-á uma visita virtual que contempla uma explicação expositiva e demonstrativa para o público em geral, com principal enfoque na pintura de São Francisco de Borja, e a sua conexão com os sismos de Lisboa e São Jorge, de 1755 e 1757, e a sua relação com a Companhia de Jesus. No final do vídeo, os participantes estarão aptos a reconhecer e distinguir os conceitos de iconografia, identificar e reconhecer os principais episódios e representações da vida de Jesus, Maria e dos Santos presentes nas pinturas artísticas da Igreja de Santa Bárbara.
Disponível no Facebook do Museu Francisco de Lacerda.