A Direção Regional da Cultural em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória promove o concerto "P.S. Lucas", no próximo dia 25 de outubro de 2024 pelas 22:00 na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira no âmbito de uma parceria entre a Temporada Cultural 2024 e o Outono Vivo XIX.
O concerto será de entrada livre.
P.S. Lucas
Para lá de Medeiros/Lucas, bem para lá d’O Experimentar, P. S. Lucas tem traçado um percurso artístico cada vez mais singular. Depois de In Between, trabalho que lançou em 2021 quando o mundo era um sítio muito distante, o novo Villains & Chieftains é mais uma tranquila revolução, daquelas que faz estremecer os corações de quem as escuta. Neste disco – onde Lucas canta e escreve e toca guitarras e até alguns sintetizadores – rodeou-se de novos amigos e velhos amigos, tendo a multi-facetada Mariana Ricardo (Minta & The Brook Trouts, Lena d’Água) ao leme da produção.
Para a temporada de 2024-2025 P.S. Lucas preparou uma série de concertos a ser apresentados a solo. Nestes espetáculos, além da apresentação dos temas de Villains & Chieftains e do primeiro disco, Lucas vai passar pelos vários momentos da sua carreira, interpretando canções d’O Experimentar Na M’Incomoda e de Medeiros/Lucas. As improvisações e temas à guitarra - companheira de primeira hora - não serão deixadas de fora neste concerto que se quer um momento imersivo no universo deste músico singular.
Nota Biográfica - P. S. Lucas
Pedro Lucas nasceu na ilha do Faial nos Açores em 1985 e fez parte de uma geraçaão de jovens músicos portugueses que se envolveram na revitalização da música tradicional. Lançou dois discos com o projecto O Experimentar Na M’Incomoda, homónimo (2010) e 2: Sagrado e Profano (2012). Em 2014, juntamente com o veterano Carlos Medeiros, deu início a Medeiros/Lucas, uma aventura músico-literária que editou uma trilogia discográfica entre 2015 e 2018 - Mar Aberto, Terra do Corpo e Sol de Março - em colaboração com o escritor açoriano João Pedro Porto. Em nome próprio compositor e produziu algumas bandas sonoras para documentários científicos, e foi o responsável pelo espectáculo de abertura do Festival Silêncio 2017, musicando e adaptando o texto “Os velhos Também Querem Viver” de Gonçalo M. Tavares. Em 2021 lançou o seu primeiro trabalho a solo ”In Between” assinando como P.S. Lucas, trabalho que teve continuidade em “Villains & Chieftains”, disco produzido a meias com a multi-facetada artista Mariana Ricardo e lançado no início de 2024. Ao longo do seu percurso já colaborou com músicos de diferentes quadrantes, entre os quais Zeca Medeiros, Selma Uamusse, Mitó Mendes, Carlão, Tó Trips, Filho da Mãe, Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Carlos Barretto, Pedro Branco ou João Hasselberg.