A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove a Tertúlia “A fortificação nos Açores: preservar o quê?”, que terá lugar no dia 2 de novembro de 2024 (sábado), pelas 16h, no seu Auditório, com a participação de Diogo Teixeira Dias e de Carlos Luís Cruz.
Diogo Teixeira Dias é natural de Coimbra e residente na ilha de São Miguel.
Técnico superior de Arqueologia e História, no Município de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, é aluno de Doutoramento em Património Cultural e Museologia, na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Arqueologia e obteve o mestrado em História. Na Universidade de Alicante (Espanha), obteve os graus de Mastér em Património Virtual e de Especialista em Ilustração Histórica e Arqueológica. É também pós-graduado em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Autónoma de Lisboa.
Foi oficial do Exército, tendo exercido funções de Chefia da Secção de Justiça, no Regimento de Guarnição n.º 1 (Angra do Heroísmo), Subdiretor do Museu Militar dos Açores (Ponta Delgada) e Chefe da Secção de História e Heráldica, na Direção de História e Cultura Militar (Lisboa).
Dedica-se, ainda, à virtualização do Património Cultural e à investigação científica das fortificações dos Açores.
Carlos Luís Cruz (Lisboa, 1963) é doutor em História Insular e Atlântica (Séculos XV-XX) pela Universidade dos Açores (UAç), mestre em História Política – Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Brasil, pós-graduado em Docência Superior na Faculdade Béthencourt da Silva, também no Brasil. É Investigador Integrado Doutorado do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores e Investigador Integrado regular do CHAM-Açores. Colabora regularmente no Banco de Dados Internacional sobre fortificações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Brasil, onde mantém, entre outros, mais de 2.200 textos sobre fortificações em todo o mundo. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura, do Núcleo Cultural da Horta e da Friends of the Lines of Torres Vedras. Atualmente é Diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, ilha do Faial.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: