“O seu presépio poderá brilhar no Museu da Horta, este Natal!…
No final do mês de setembro, o Museu da Horta lançou um desafio à população; nas redes sociais, publicámos um vídeo e, em todos os outros canais de comunicação, esta foi a frase utilizada para apelar à participação de todos na concretização de um projeto – Exposição participada de Presépios..
A resposta ao nosso apelo foi generosa. O projeto foi bem recebido pelos faialenses , durante o mês de outubro, as cedências multiplicaram-se e, neste momento, podemos informar que os Serviços de Promoção Cultural da Direção Regional da Cultura , no Faial- MH e BPARJJG promovem uma exposição de presépios que estará patente ao público na Sala Polivalente – Rua Eduardo Bulcão, de 8 de dezembro a 6 de janeiro. Temos o privilégio de apresentar peças muito variadas, de dimensões muito díspares, feitas com materiais, também eles, muito distintos; uns são resultado de trabalhos realizados em família ou de desafios lançados pela escola; há reaproveitamento de materiais, há reciclagem, há utilização de materiais não convencionais e pouco expectáveis neste tipo de peças. Temos outros exemplares adquiridos em viagens e muitos ilustram o artesanato dessas regiões.
Esta ação mereceu o melhor acolhimento por parte da Câmara Municipal da Horta que promove a atuação do Ranchinho de Natal do Grupo de Cantares Ilha Azul no dia da abertura. A Junta de Freguesia da Matriz também se mostrou muito recetiva à iniciativa, apresentando um presépio ao ar livre, que estará patente ao público durante todo o período da exposição, ou seja, até ao dia 6 de janeiro. A conceção e a concretização deste projeto é da autoria dos elementos desta Junta. O Serviço Florestal do Faial, mais uma vez, colabora connosco.
O Museu do Pico associa-se, de uma forma muito especial, aos Serviços de Promoção Cultural do Faial – BPARJJG e MH, na realização deste evento.
Por tudo isto, convidamos a população a visitar! E se não for oportuno fazê-lo no dia 8 de dezembro, poderá passar outro dia na sala de exposição. Como se trata de época festiva, vamos divulgar os horários nos canais habituais.”