A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a mostra bibliográfica dedicada à temática da “Inteligência Artificial”, de 9 a 31 de janeiro, na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.
Na atualidade o impacto da IA na leitura tem sido significativo, trazendo mudanças tanto na forma como consumimos os conteúdos quanto na criação de materiais literários.
Por um lado, a IA facilita o acesso à informação por meio de recomendações personalizadas, adaptando o conteúdo às preferências individuais de cada leitor, o que torna a leitura mais dinâmica e envolvente, sendo capaz de algoritmicamente gerar textos e até mesmo histórias, oferecendo assim, novas possibilidades de expressão criativa. No entanto, esse uso da IA também levanta preocupações sobre a autenticidade e a profundidade das obras criadas.
Por outro lado, a IA pode contribuir para a diminuição da atenção plena na leitura, já que os algoritmos de recomendação podem promover uma leitura fragmentada e superficial. A quantidade abundante de conteúdo gerado por IA pode afetar também a qualidade do consumo literário, priorizando a quantidade sobre a reflexão profunda.
Para uma maior compreensão sobre esta temática a Biblioteca sugere a leitura de algumas obras que refletem as preocupações dos mais reputados pensadores da atualidade, no âmbito do desenvolvimento da IA. Destacamos Inteligência Artificial, de Nick Polson e James Scott, uma obra que nos esclarece como funciona a IA e como podemos usá-la para a criação de um mundo melhor. A leitura de Life 3.0: como ser-se humano na era da inteligência artificial, de Max Tegmark, ou a leitura de Inteligência Artificial 2041: Dez visões para o nosso mundo, de KAi-Fu Lee Chen Quiufan. Estes autores exploram e atualizam o conceito de IA desde as suas bases matemáticas e algoritmos até suas aplicações práticas no mundo real, o que permite um alargamento de horizontes de conhecimento sobre a IA.