A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada convida Rita Taborda Duarte, vencedora da primeira edição da residência de Escrita de Poesia, em São Miguel, uma parceria com a Casa Fernando Pessoa, a inaugurar a Estação de Poetas no dia 24 de janeiro às 18h na Sala Mundo.
Com o objetivo de alcançar um público mais jovem, incentivar a partilha intelectual e fomentar o nascimento de novos amantes da poesia, Estação de Poetas é um conjunto de sessões que irão ocorrer uma vez por mês, na centenária Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental e tem como objetivo principal a participação dos alunos de 11º e 12º ano de escolaridade. As sessões continuam a ser abertas a todos os que querem ler poesia ou ouvir os versos escolhidos para cada evento. A mediação e dinamização do evento é da responsabilidade de Eleonora Marino Duarte e da professora Maria João Ruivo. A atividade promove a criação de leitores e formação de público, para além de incentivar, de maneira prática, a escrita de poesia. É uma atividade fora de portas, enquadrada nas missões-chave do Manifesto da UNESCO para as Biblioteca Públicas.
Sob o mote de um verso de Manoel de Barros, «a poesia é um inutensílio», Rita Taborda Duarte, na sessão inaugural, falará do seu processo criativo e da escrita de poesia como uma particular forma de resistência: um combate com e contra a linguagem. A partir da leitura comentada dos seus poemas, mas também de alguns dos seus poetas, pensar-se-á a escrita como a outra face da leitura– do texto e do mundo: «Ler é deixar de ver/ para melhor ver/ o real/ a desabar». Pretende-se que a sessão, informal, assuma o formato de tertúlia, para que o público se sinta à vontade para partilhar experiências e poemas