A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove, no dia 27 de fevereiro, pelas 20h00, a conferência intitulada “História, memória e comemorações: a Terceira, Angra do Heroísmo e a viagem de Vasco da Gama”, por José Damião Rodrigues. A sessão decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo.
A conferência abordará o impacto e a relevância histórica da viagem de Vasco da Gama, “uma expedição de reconhecido impacto global, para a história da ilha Terceira, e consequentemente, para a história de Portugal e do mundo atlântico”.
A importância de se assinalar estas comemorações para a construção de identidades e para a coesão social são fundamentais, como defende Damião Rodrigues: “A expansão oceânica, as viagens de descobrimento, são uma “imagem de marca” da história e identidade portuguesa com todas as complexidades que se escondem por trás de algumas celebrações, em especial os processos de apropriação e reconstrução do passado histórico”.
José Damião Rodrigues
Doutor em História pela Universidade dos Açores (2001) e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2023), instituição da qual foi Subdiretor (2016-2019). É Diretor da Área de História da FLUL e Diretor do Doutoramento em História Marítima. Trabalha temas relacionados com história dos impérios, história do Atlântico, história social das elites, história e cultura política no espaço atlântico no período moderno (c. 1500-c. 1820). Estuda prioritariamente as dimensões políticas e sociais do governo urbano nas cidades atlânticas; a questão dos reformismos de Setecentos e inícios de Oitocentos numa perspetiva de história comparada; e as relações entre as monarquias ibéricas nos séculos XVII e XVIII. Participou e participa em diversos projetos (Portugal, Espanha, França e Brasil) e tem ampla bibliografia publicada na Europa e nas Américas.