A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 14 de fevereiro a 31 de maio, no espaço Arte & Debates a exposição Tourada no Prelo, de Pedro Evangelho.
A expressão "no prelo" refere-se, comummente, a um trabalho em curso, geralmente uma publicação em vias de ser editada e divulgada. O prelo, enquanto objeto, é hoje utilizado sobretudo por artistas gráficos interessados nas técnicas vernaculares da impressão. Para além dos artistas, as práticas da gravura têm vindo a despertar a atenção de designers e ilustradores, cansados das burocráticas horas passadas diante dos ecrãs.
Esta exposição pretende revelar algumas das metodologias processuais do contexto oficinal, iluminando fracassos e sucessos, numa permanente procura pela boa forma. A temática das gravuras aborda a questão da afirmação de uma identidade terceirense, ao jeito de Nemésio na sua Festa Redonda. Explora o toiro como símbolo e objeto de culto, constantemente presente no imaginário da ilha Terceira. Tourada no prelo une os paralelismos entre o universo tauromáquico terceirense e o da gravura: a imprevisibilidade, o risco e uma vocação democrática, desejando chegar a todos, horizontalmente. Demonstra a construção de uma açorianidade convicta passando pelas artes gráficas.
Nota Biográfica
Pedro Evangelho (Terceira, 2001) é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e integra, de momento, o 2º ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais na mesma instituição. O designer e ilustrador interessa-se por estabelecer pontes entre os meios digitais e vernaculares, encontrando no universo da autoedição, dos livros de artista e das fanzines uma forma de abordar narrativas visuais em torno da açorianidade e das perspetivas de insularidade. É autor do livro "Hoje fiz um amigo", editado pelas Edições Araucária.