De 1 a 27 de Abril, o Museu (In)Visível terá como tema “Bonés de Uniformes”.
Bonés de uniforme são acessórios essenciais em diversos ambientes profissionais e militares, oferecendo proteção contra condições climáticas adversas e contribuindo para a padronização visual de grupos.
Para destacar a relevância dessas peças na história da Ilha do Faial, o Museu (In)Visível de Abril apresenta uma mostra dedicada a um conjunto bonés de uniformes existentes nas suas reservas que, previamente, passaram pela equipa de conservação e restauro.
Este conjunto de bonés oferece uma valiosa visão das diversas épocas da história da Ilha do Faial, desde o Boné de Médico da Marinha de Guerra Portuguesa, utilizado pelo Dr. Alberto Goulart Medeiros, passando por um exemplar de Boné de um Oficial do destacamento de infantaria do 2º batalhão do Regimento de Infantaria nº. 25 (RI25) que, durante a Primeira Guerra Mundial, esteve na cidade da Horta para proteger a ilha contra possíveis ameaças inimigas, até a um Boné Cerimonial – PSP, pertença de António Machado de Oliveira, conhecido pelo Polícia “Felix”.
Esta mostra, poderá ser visitada no foyer da Casa Manuel de Arriaga e no átrio do Colégio dos Jesuítas.